VIÉS HUMANO NA ERA DIGITAL - Bem-vindos à Economia de Baixo Contato. Por Juliana Burza.

Certamente você já ouviu algumas pessoas, e muitos analistas, tecerem comentários sobre o ‘novo normal’, ou as mudanças irreversíveis que podem ocorrer pós-Covid-19, que afetarão para sempre nossa maneira de comprar, de interagir, de conviver e de consumir conteúdo e produtos diversos.

Mas, você já ouviu falar sobre uma nova visão econômica, que tem tudo a ver com o mundo digital?

O termo Economia de Baixo Contato (ou ‘Low Touch Economy‘ do inglês) é um conceito novíssimo que está sendo amplamente discutido. Refere-se à maneira como as empresas em todo o mundo foram forçadas a operar para obter sucesso no contexto da Covid-19.

Só para dar alguns exemplos dessa transformação digital, que está ocorrendo à fórceps em alguns mercados, podemos destacar que: o tráfego de pedestres em lojas de varejo, não-mercearias, caiu mais de 90% no último mês (em diversos países do mundo), aplicativos de compras cresceram vertiginosamente o número de downloads e serviços de streaming (como Netflix, Amazon Prime ou Disney+) aumentaram em alguns milhões seus usuários.

Apenas pelos exemplos acima, podemos esperar mudanças claras no comportamento do consumidor. Assistiremos a uma aceleração digital em todo o mundo e uma mudança comportamental mais imediata, decorrente do distanciamento social e da incapacidade de adquirir produtos fisicamente.

Para atenuar os riscos à saúde, as empresas foram forçadas a se adaptar a políticas rígidas, incluindo interações de pouco contato, reuniões limitadas, restrições de viagens e assim por diante. E o varejo, os restaurantes, os museus, os parques, as casas de show e tantos outros também estão tendo que repensar a forma de interagir com o público.

Esses impactos serão sentidos pelo mercado e é isso que formará essa nova Economia de Baixo Contato. As mudanças no comportamento do consumidor, as novas políticas e regulações e algumas interrupções na cadeia de suprimentos exigirão um novo olhar das empresas, um olhar para um futuro digital que se fez presente e não poderá mais ser postergado ou ignorado.

Especialistas médicos, economistas e líderes empresariais sugerem que a Covid-19 influenciará diretamente a economia mundial até, pelo menos, o final de 2021. As empresas que sobreviverem à pandemia serão aquelas que tiverem adaptado seus modelos de negócios a essa nova normalidade em construção, com o propósito de manter protegidos seus consumidores e sua cadeia produtiva.

E sua empresa? Está preparada para esse ‘novo normal’?

Juliana Burza atua no ecossistema de inovação e tecnologia, apoiando empresas a estarem à frente da Transformação Digital. Mentora, ghostwriter e especialista em personal branding no LinkedIn. Escreve a coluna VIÉS HUMANO NA ERA DIGITAL no portal OCI e é membro do Grupo Mulheres do Brasil (Comitê Mundo Digital e Master Mentoring).