Valorize quem te diz sim! Por Neusa Medeiros.

A essa altura do campeonato, ter por perto quem está contigo na hora boa e na ruim tem um valor inestimável. E se não soltar a mão diante das adversidades, aí vale dobrado! Cultive todas as pessoas. As certas vão brotar.

Não espere acordar forte todos os dias. Não é fácil, mas é possível, e por essa razão procuro alimentar as relações recíprocas. É muito bom encontrar pessoas que não nos deixam emburacar ou criar morada no fundo do poço. Quando o caos se instala é natural sofrer, termos dó de nós, das lacunas que a vida insiste em abrir. Fato. Agora, não querer sair desta areia movediça, mesmo quando alguém nos estende a mão, é o quê? Medo, falta de coragem, subterfúgio? Tenha por perto quem te joga para cima. Então, reciprocidade para as coisas boas e imunidade para as ruins.

Não tenha receio da frustração. Se você encontrar alguém disposto a caminhar na chuva ao seu lado, não fuja, molhe-se, afirmou certa vez o escritor Contardo Calligaris. Ouse ser feliz, até mesmo quando nada for favorável e “escolha quem te olha por dentro – o corpo tem prazo de validade, a alma não”, decretou o eterno poeta Mario Quintana.

Assim, caminhamos para o futuro, com propósito, esforço e alegria, sabendo que ciladas e sobressaltos exigem de nós paciência na turbulência e sabedoria na travessia, como registrou o filósofo Mario Sergio Cortella. Afinal, no reino da liberdade, a vida é escolha.

E concluo com a escritora Martha Medeiros, sempre tão certeira: “ainda acredito que se sentir amada é o que nos sustenta de fato”. É verdade. Como é bom ter em quem se apoiar nas horas em que estamos quebrados. Às vezes, tudo o que precisamos é de um abraço silencioso, vigoroso e verdadeiro.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.