TUDO COMUNICA - Previna crise integrando a estratégia.

Nenhuma empresa está livre de passar por crises e turbilhões, especialmente em tempos de redes sociais. Por isso, é preciso estar muito atento E pensar a prevenção não apenas para fora, mas também para dentro de casa.

Uma das primeiras iniciativas é a empresa decidir focar na gestão, ou seja, no processo completo desde a identificação e classificação dos riscos, ao invés de apenas no ‘gerenciamento’ – que já seria um conjunto de medidas colocadas em prática quando a crise foi deflagrada.

Focando na gestão, uma visão de longo prazo deve ser construída. Este mapeamento de risco, contudo, não é o fim do trabalho. Para estar completo, é preciso haver uma articulação muito forte entre as áreas da sua empresa que possuem dados estratégicos e a equipe de comunicação. São essas áreas que irão fornecer os insumos para subsidiar o seu ‘Plano de resposta, prevenção e ação’.

Um exemplo? Você trabalha em uma unidade fabril e para saber que produtos são mais problemáticos e trazem mais riscos à reputação da marca precisará dos relatórios do SAC, da área de controle de qualidade, de auditoria interna, entre tantos outros.

O que quero dizer é que os chamados dados estruturados, ou seja, aqueles que já passaram por um refino e processamento, são elementos fundamentais para o seu trabalho de gestão de crises. Claro que também há os dados não estruturados, aqueles que chegam diariamente pelas menções nas redes sociais e que também precisam ser analisados e categorizados.

O ideal é integrar as diversas fontes de dados e investir em um trabalho de processamento que ajudará a dar respostas em um tempo mais rápido do que se não houvesse esse nível de organização da informação.

Então, se você é da comunicação, saia da sua baia e vá se relacionar com as outras áreas, pois elas têm insumos preciosos para o seu trabalho e serão parceiras na construção de uma cultura de prevenção.