TENDÊNCIAS ETC. - Não é só de Rock in Rio que vivem os festivais… Por Carolina Sales Marouvo.

Share Button

Conheça algumas acções inovadoras feitas mundo afora

Com um público estimado em mais de 750 mil pessoas, o Rock in Rio continua a ser uma das mais notórias plataformas de activação de marcas do Brasil. A cada edição, aumenta o número de empresas interessadas em patrocinar e apoiar o evento carioca por terem a certeza do retorno que esta visibilidade proporcionará à sua marca.

Na Cidade do Rock, encontra-se de tudo: desde os grandiosos brinquedos – roda-gigante, montanha-russa e tirolesa – até karaoke, aula de dança, pocket shows e a tradicional distribuição de brindes diversos.

A cada ano também é possível perceber a criatividade e a preocupação com a inovação das marcas parceiras, que estão sempre a incrementar as suas acções. A Heineken, por exemplo, está no festival desde 2011. Além de ser a responsável pela tirolesa – uma das atracções de maior sucesso entre os frequentadores – este ano montou na pista de música electrónica do evento um bar com projecções futurísticas e um robô bartender que mostra como será o serviço de atendimento ao público num futuro próximo.

Mas, como existe vida para além do Rock in Rio, reunimos outros exemplos interessantes de acções que fizeram sucesso em festivais de música espalhados pelo mundo em 2019:

Na Nova Zelândia, o Pharos Music Festival construiu um wellness center multissensorial que incentivava o relaxamento e a conexão humana entre os frequentadores. Em cada uma das três salas, eram promovidas actividades sensoriais por meio de sons, toques e estímulos visuais.

Já quem foi ao Outside Lands Festival, na Califórnia, pôde comprar produtos de cannabis directamente de uma máquina – daquelas que vendem bebidas frescas ou biscoitos em empresas e locais públicos. Como a erva é vendida legalmente por lá para maiores de idade, bastava os frequentadores registarem a sua documentação na máquina para adquirir o que ali estivesse disponível. A máquina, por sua vez, tinha a temperatura controlada e armazenava os dados dos clientes para futuras comunicações.

Em Las Vegas, os serviços de casamentos instantâneos estarão disponíveis no Las Rageous Music Festival, um festival de heavy metal que acontece nos dias 18 e 19 de Outubro. Os apaixonados de longa-data e quem achar o seu amor à primeira-vista encontrarão serviços jurídicos sérios (e também não-oficiais).

Falando de produtos, para celebrar a icónica Oktoberfest da Baviera, a Adidas criou um modelo de sapatos resistente à cerveja, o München Made in Germany. Eles estão disponíveis em duas cores e, na lateral, tem escrito ‘Prost’ – expressão usada pelos alemães para brindar – que significa ‘saúde’ ou cheers, em inglês.

E, para finalizar, um produto que pode, realmente, melhorar a vida das mulheres que frequentam festivais de música: uma casa de banho (banheiro) portátil. Isso mesmo: o Lapee, criado por Gina Périer e Alexander Egebjerg, é uma estrutura plástica com três mictórios organizados em espiral; desta forma, garantem certa privacidade às usuárias. Ele conta com um reservatório próprio, mas pode também ser conectado a um sistema de esgoto externo.

Tudo pronto para o seu próximo festival?

Carolina Sales Marouvo (carolinamarouvo@hotmail.com) é jornalista com especializações em análise de tendências e comunicação empresarial. Divide o coração entre o Rio de Janeiro, sua cidade natal, e Lisboa, onde vive atualmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *