TENDÊNCIAS ETC. - Está na moda fazer compras a granel, sabia? Por Carolina Sales Marouvo.

Analisar tendências não significa prever o futuro, mas estar atento aos sinais emanados de diversas partes do mundo, em diferentes setores, que de alguma forma seguem para o mesmo sentido.

A preocupação com a sustentabilidade já não é mais novidade para nenhuma área de atuação e, hoje, é difícil encontrar alguma empresa que afirme não se preocupar com questões ambientais (embora nem todas estejam realmente preocupadas).

A questão do plástico, porém, tem se tornado cada vez mais latente após o amplo compartilhamento na internet de terríveis imagens de animais marinhos sofrendo por estarem presos em objectos ou até mortos por eles.

O hábito de não usar mais canudos de plástico tem se difundido rapidamente e, em breve, não haverá mais comercialização de plásticos de utilização única em toda a União Europeia.

Atentas à esta mudança de mentalidade da sociedade, algumas empresas estão indo além ao idealizarem produtos e serviços que sejam verdadeiramente plastic-free.

Recentemente, a marca O’Right, de Taiwan, lançou uma linha de shampoos cujas embalagens (biodegradáveis) trazem sementes, ou seja, além de não agredirem o meio ambiente, podem dar origem a novas árvores.

São feitas, ainda, adaptações pertinentes à realidade de cada mercado em que o produto é vendido. Em Portugal, por exemplo, trocaram as sementes de acácia confusa do produto original por azevinho, uma espécie que enfrenta ameaça de extinção no país.

Outra atitude que tem sido rapidamente adotada por marcas em diversos países é a substituição das tradicionais embalagens de plástico por outros materiais ou por opções que possam ser reutilizadas. Além de ser mais responsável socialmente, é um excelente mote para uma campanha e um diferencial na prateleira do supermercado ou do comércio mais próximo – empresas de cafés e chás são pioneiras.

E quem não viu na internet fotos do supermercado Rimping, na Tailândia, que substituiu o uso do plástico por folhas de bananeiras para embalar frutas e legumes? Está voltando à moda também fazer compras a granel, sabia?

Falando de grandes marcas, segundo o site especializado em tendências Trendhunter, a Nestlé pretende transformar todas as embalagens dos seus produtos em recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Entre as iniciativas mais interessantes já em vigor está a parceria com a organização de reciclagem TerraCycle, que oferece serviços de entrega do sorvete Häagen-Dazs numa embalagem de aço inoxidável – o objectivo é que, depois de utilizada, ela possa ser limpa e enchida novamente (pelo mesmo cliente ou por outro, já que é possível solicitar o recolhimento da embalagem pela empresa responsável).

Como estas ideias podem ser adaptadas para transformar o seu negócio?

Carolina Sales Marouvo é jornalista com especializações em análise de tendências e comunicação empresarial. Divide o coração entre o Rio de Janeiro, sua cidade natal, e Lisboa, onde vive atualmente.