TENDÊNCIAS ETC. - Está na moda fazer compras a granel, sabia? Por Carolina Sales Marouvo.

Share Button

Analisar tendências não significa prever o futuro, mas estar atento aos sinais emanados de diversas partes do mundo, em diferentes setores, que de alguma forma seguem para o mesmo sentido.

A preocupação com a sustentabilidade já não é mais novidade para nenhuma área de atuação e, hoje, é difícil encontrar alguma empresa que afirme não se preocupar com questões ambientais (embora nem todas estejam realmente preocupadas).

A questão do plástico, porém, tem se tornado cada vez mais latente após o amplo compartilhamento na internet de terríveis imagens de animais marinhos sofrendo por estarem presos em objectos ou até mortos por eles.

O hábito de não usar mais canudos de plástico tem se difundido rapidamente e, em breve, não haverá mais comercialização de plásticos de utilização única em toda a União Europeia.

Atentas à esta mudança de mentalidade da sociedade, algumas empresas estão indo além ao idealizarem produtos e serviços que sejam verdadeiramente plastic-free.

Recentemente, a marca O’Right, de Taiwan, lançou uma linha de shampoos cujas embalagens (biodegradáveis) trazem sementes, ou seja, além de não agredirem o meio ambiente, podem dar origem a novas árvores.

São feitas, ainda, adaptações pertinentes à realidade de cada mercado em que o produto é vendido. Em Portugal, por exemplo, trocaram as sementes de acácia confusa do produto original por azevinho, uma espécie que enfrenta ameaça de extinção no país.

Outra atitude que tem sido rapidamente adotada por marcas em diversos países é a substituição das tradicionais embalagens de plástico por outros materiais ou por opções que possam ser reutilizadas. Além de ser mais responsável socialmente, é um excelente mote para uma campanha e um diferencial na prateleira do supermercado ou do comércio mais próximo – empresas de cafés e chás são pioneiras.

E quem não viu na internet fotos do supermercado Rimping, na Tailândia, que substituiu o uso do plástico por folhas de bananeiras para embalar frutas e legumes? Está voltando à moda também fazer compras a granel, sabia?

Falando de grandes marcas, segundo o site especializado em tendências Trendhunter, a Nestlé pretende transformar todas as embalagens dos seus produtos em recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Entre as iniciativas mais interessantes já em vigor está a parceria com a organização de reciclagem TerraCycle, que oferece serviços de entrega do sorvete Häagen-Dazs numa embalagem de aço inoxidável – o objectivo é que, depois de utilizada, ela possa ser limpa e enchida novamente (pelo mesmo cliente ou por outro, já que é possível solicitar o recolhimento da embalagem pela empresa responsável).

Como estas ideias podem ser adaptadas para transformar o seu negócio?

Carolina Sales Marouvo é jornalista com especializações em análise de tendências e comunicação empresarial. Divide o coração entre o Rio de Janeiro, sua cidade natal, e Lisboa, onde vive atualmente.

22 respostas para “TENDÊNCIAS ETC. – Está na moda fazer compras a granel, sabia? Por Carolina Sales Marouvo.”

  1. Carlos Rogerio Deorce disse:

    Excelente matéria, precisamos conservar nosso meio ambiente com o menor uso de plásticos.

  2. Maria Santana disse:

    Parabens a jornalista!

    O fenômeno e’ impactante a morte por ingestao de plásticos compromete o ciclo reprodutivo das espécies marinhas.

  3. Gabriela disse:

    Ótima texto! Fica a reflexão.

  4. Marcelo Sales disse:

    O texto, é muito compacto com ambiente geral, e muito bom.

  5. Glória Emilia Behrens Deorce disse:

    Excelente matéria, bem atualizada e com conteúdo informativo de qualidade.
    Esse trabalho é realmente de utilidade pública, vou mais ainda, interesse planetário.
    Isso nos dá esperanças de que poderemos deixar um planeta melhor para nossos netos.

  6. Carlos Villas Boas disse:

    Parabéns à jornalista!
    Excelente matéria!
    Que nossas atitudes possa melhorar o mundo em que vivemos! Vamos proteger a natureza, à não a extinção de certas espécies. O mundo é de responsabilidade de todos.

  7. Regina Célia Zucchi Pires disse:

    Precisamos de mais matérias como está para conscientizar a população da importância de cuidar do meio ambiente.

  8. Maria Onelia schunk disse:

    Excelente matéria que buscou as novas atitudes no mundo global para o meio ambiente.

  9. Ana Maria disse:

    Parabéns. Isso mesmo. Felicidsdes.

  10. Ana Cláudia de Souza disse:

    Show!!! Matéria bem sucinta e esclarecedora! Educação é tudo!

  11. Maria Auxiliadora Braga Ramos disse:

    Conteúdo interessante, é importante que saibamos disso com essa riqueza de detalhes,para que possamos compreender melhor, parabéns pela matéria.

  12. Goretti disse:

    Cuidar do meio ambiente é tarefa de todos! Expandir iniciativas de vanguarda e é um bom caminho!

  13. Adriana Cristina Rezende de Souza disse:

    Excelente texto! Tds poderiam se conscientizar e o plástico sumir 🙏🏻

  14. Cristina Flores disse:

    Um texto esclarecedor!
    Conscientizar a conservação dos nossos mares, do nosso planeta, acabar com o plástico no nosso dia-a-dia dia!

  15. Stefanie Christine da Silva Candeia disse:

    Excelente texto! De uma forma leve e bem contextualizada aborda um tema atual, a preservação do meio ambiente. Reutilizar, reciclar e reaproveitar são alternativas pertinentes para a redução da produção de lixo.Não há tempo a perder, precisamos nos movimentar e praticar a sustentabilidade. Se todos se comprometerem, ou seja, sociedade, iniciativa privada e Estado, será possível restaurar, cuidar e proteger a natureza.

  16. Glaucia de Oliveira Christo disse:

    Ótima matéria.
    Contribui muito com enriquecimento da consciência ambiental.
    Parabéns a Sr. Carolina pelo estudo exposto.

  17. Thereza do Carmo Pereira Alves disse:

    Ainda há esperança, nem tudo está perdido.. . Quando vemos jovens brilhantes comprometidos e preocupados com a Natureza… PARABÉNS CAROLINA!

  18. Odila disse:

    Texto, apesar de pequeno, é bem elaborado. A preocupação com as questões ambientais são de suma importância. Precisamos e, devemos, preservar o meio ambiente. É a nossa casa, nossa vida.

  19. Greyce Cunha disse:

    Excelente texto. Muito interessante e bem escrito.

  20. Edna Olímpia disse:

    Excelente redação e escolha do tema. Parabéns à jornalista pela abordagem precisa e sensível de um tema que deve ser amplamente considerado nos dias atuais.

  21. Ewerthon Barreto disse:

    Muito coerente e interessante o assunto, o problema referente ao plástico é real, e teremos que lutar por muito tempo ainda pra conquistar a vitoria sobre isso, grande ideia da asia referente a revitalização ambiental sobre a estratégia tomada, obrigado pelo conhecimento e pelo texto produtivo, a materia foi muito importante e bem escrita.

  22. FIDELIS NEPOMUCENO disse:

    Excelente. Se artigos como este tivesem sidos divulgados em toda mídia há 50 anos atrás talvez nosso clima não estaria como hoje. Porém o ser humano é coisa complicada. Ele.espera acontecer para depois tentar remediar. As ondas jogaram na areia de a praia centenas de estrelinhas que estavam a morrer. Pegava uma por uma e devolvia ao mar…. Outro chegou a ele e disse: vc nao vai conseguir salvar todas elas. .. E o outro reponde : certo mas estou fazendo a minha parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *