Sem medo de se perder. Por Neusa Medeiros.

Quem já não desistiu de algo por medo, que atire a primeira pedra! O pior é que ele paralisa, nos sufoca e até impede de olharmos com isenção os fatos. E, por mais absurdo que possa parecer, o medo nos congela e contribui para vivermos na zona de conforto de uma vida mais ou menos.

Os riscos fazem parte! A realização dos sonhos pode estar do outro lado do medo, da insegurança, da apatia diante das opções. Eu sei, às vezes a gente desconfia do destino e parece não acreditar, mas aquilo que é para realmente ser tem muita força.

O fundo do poço ensina lições que muitas vezes não vislumbramos do topo da montanha. Ficamos mais sensíveis aos sinais quando vivenciamos a dor. Quando você tem uma meta, o que era obstáculo passa a ser etapa, afirma o consultor Márcio Kühne. Realmente, a força interna deve ser maior que os ventos contrários. O querer tem poder!

Por isso, não devemos ter medo da mudança. Ela assusta, desestabiliza, mas também pode ser a chave para aquela porta que almejamos abrir. E quando a vida nos põe à prova, é melhor seguir. Vai, e se der medo, vai com medo mesmo assim.

Conforme o escritor Matheus Rocha, na vida é assim: ou a gente cria coragem e decide o nosso rumo, apesar do medo, ou ela escolhe por nós e precisamos conviver com o que vier. E como sempre haverá uma forma de superar, em caso de excesso de lucidez, “loucure-se”.

Deixe as certezas um pouco de lado e aventure-se mais. E mesmo sabendo que sou as escolhas que faço todos os dias, como diz a escritora Clarice Lispector, enquanto eu tiver a mim, não estarei só.

Viva e deixe viver! A alma e o coração agradecem!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.