Retraduzindo 'engajamento' na comunicação interna. Por Nayara Brito.

Nos termos gerais do significado da palavra, e dos anseios do comunicador, podemos dizer que engajamento na comunicação interna está relacionado ao envolvimento, interação e participação nas propostas que são desenvolvidas para os colaboradores de uma organização, podendo ser medido e avaliado através de indicadores que estão intimamente ligados aos canais e ferramentas que são utilizados nestas ações comunicacionais junto a tal público.

O fato é que, mensurar e avaliar são também, além de cruciais, desafios constantes na vida do comunicador interno. Ser estratégico e apresentar resultados de engajamento, acabam se tornando tarefas difíceis frente a uma infinidade de canais internos que se têm para administrar no dia a dia. E é nesse mar aberto de canais, conteúdos e possibilidades criativas que o propósito estratégico da comunicação interna se perde. E é no cruzamento e na confusão dessas tão variadas fontes de informação que o potencial engajamento se transforma em um grande desinteresse por parte dos colaboradores.

Por isso, mapear com cautela as funções e objetivos de cada canal que a organização compõe é uma tarefa importante para que o comunicador tenha clareza dos lados on e off destes canais, não apenas em termos de serem digitais ou físicos, mas em como este lados impactam no engajamento – resultados – esperado pela organização. Ou seja: é ter a percepção de que uns são mais passivos e informacionais (off); e outros, já são mais ativos e estimulam a interação, o diálogo e a expressão (on). E estes aspectos variam de canal para canal, de organização para organização e de público para público.

Dessa forma, para conquistar engajamento nas organizações por meio da comunicação interna, é preciso antes, retraduzir o seu significado a partir de algumas perguntas prévias: afinal, o que pretendemos alcançar com a comunicação interna em termos de negócio? Por quais indicadores mensuráveis e relevantes ela pode ser avaliada e controlada por nós? Como podemos utilizar de forma estratégica as ferramentas e canais que possuímos ou nos quais deveríamos investir?

O importante dentre essas e tantas outras reflexões sobre tudo aquilo que envolve e faz a comunicação interna acontecer dentro de uma empresa, é saber e entender o que se faz, porquê se faz, para quem faz e onde se quer chegar – quase um 5W2H. Para toda e qualquer tipo de comunicação, ter um direcionamento e um planejamento assertivo, com resultados mensuráveis e significativos, é o que torna o trabalho do comunicador interno cada vez mais relevante, indispensável e principalmente, engajável.

Nayara Brito é relações-públicas e dedica suas escritas a temas que geralmente causam inquietações e questionamentos em sua mente. Sempre pautada em assuntos que se originam da comunicação como um todo, procura transmitir um pouco de suas reflexões, experiências e estudos por meio de seus conteúdos. Acompanhe seu trabalho também em https://www.linkedin.com/in/nayarabrito/