Recalculando a rota. Por Neusa Medeiros.

Olhando pela janela, percebo como entendo pouco sobre os desígnios que me lançaram nesta vida. Olhando pela janela, vejo momentos saboreados e tantos outros desperdiçados.

A vida é mesmo assim, dia e noite, não e sim, como canta Simone. Somos feitos de vários fragmentos, uns felizes e outros nem tanto. Um lado sorri e outro chora. E nesta gangorra da vida, em que muitos se encontram, vamos buscando administrar um futuro que nem sabemos como será.

Temos tantos lugares dentro de nós… Talvez para desvendar tudo isso o segredo seja nos conhecer mais e melhor. Saber onde abrigamos as alegrias, onde estão retidas as doces memórias e em que lugares as tristezas podem criar raízes. O mais importante, em mim, é o que não conheço, canta Jorge Vercillo. Pois essa “euzinha”, da foto, que está sempre se desafiando e buscando se conhecer melhor sabe pouco, mas não se cansa de querer aprender.

E como meu primeiro compromisso é comigo mesma, luto para aprender a deixar de lado os sentimentos, que não agregam valor na minha vida. Mas então, diga lá coração, como posso me livrar de sintomas que me levam para dias com mais negatividade? Segundo o livro O Poder do Agora, descartando-a. Reconhecendo que não desejamos mais sofrer, nem carregar peso. Deixando estes sentimentos de lado.

Ser plena comigo mesma pode me levar mais adiante. Viver segundo os meus valores, as minhas experiências, sendo coerente com o meu querer me lança para a vida que desejo para mim. Mesmo que muitas vezes tenha recaídas e que sinta falta de viver do outro lado da janela, como agora, desfrutando de outras paisagens, novas experiências que ainda não vivi, acredito na força do meu querer.

Se para isso for preciso redefinir a rota, não quero que o medo seja motivo de impedimento. Atitude é tudo, pois sabemos que palavras o vento leva. E se os dias teimarem em pesar, que eu não desanime, nem desista. Está decretado: se falarem fim para mim, vou escutar recomeço.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.