PESQUISA DE MERCADO - O que é recrutamento? Por Silvia Monteiro.

Share Button

Recrutamento é a primeira e a mais importante etapa de uma pesquisa qualitativa. Um recrutamento mal feito terá, como consequência, resultados errôneos para o cliente pois o relatório analítico depende da qualidade das opiniões obtidas no grupo ou na entrevista, seja qual for a metodologia utilizada para obtenção de resultados.

Por isso quando um briefing é recebido, é necessário ler com muita atenção, passar as informações corretas e detalhadas para a equipe de recrutamento com o objetivo de conseguir participantes totalmente dentro do perfil para que tenha uma pesquisa qualitativa com um resultado de excelência.

Costumo dizer que grupo não é ‘ajuntamento’ de pessoas. Grupo é uma seleção de pessoas com características heterogêneas bem distribuídas tais como idade, bairro, classe e profissão. O filtro deve ser bem aplicado e respeitado para que esse participante selecionado tenha uma opinião importante para ser ouvida pelo moderador e pelo cliente.

Na próxima coluna: Como fazer um grupo bem segmentado?

Até lá!

Silvia Monteiro por ela mesma: jornalista com 30 anos de experiência em Pesquisa Qualitativa, especialista em Coordenação de Recrutamento. Com muitas histórias na bagagem para compartilhar aqui com vocês. Como boa jornalista, também amo escrever, então além de uma sólida carreira como pesquisadora, produzo conteúdo, seja para portais como o O.C.I, como para páginas em que faço também monitoramento e divulgação de imagem e produtos. Entendi que o Marketing Digital é o caminho natural do jornalismo tradicional.