PAPO DE TERÇA - Mais do que a atenção, conquiste o interesse da sua audiência. Por Nathália Corrêa.

Há um tempo, o marketing de conteúdo tem sido a estratégia utilizada pelas marcas – na internet – para atrair seus potenciais consumidores por meio de um discurso diferente do da tradicional venda direta. Isto, principalmente nas redes sociais – canais voltados para o diálogo – as marcas perceberam a necessidade de se aproximar mais do seu público.

Com tanta informação disseminada todos os dias, como destacar seu conteúdo?

Sempre que recebo uma nova conta para gerenciamento de redes sociais, analiso o que as concorrentes estão postando, qual linha editorial estão seguindo e como o público está reagindo aos conteúdos. Assim, posso criar algo diferente das minhas concorrentes, alinhado com o objetivo da minha marca, para atrair o meu público. Você pode rebater ‘Ah… mas se você não seguir as tendências, não vai atrair ninguém’. Podemos seguir tendências, memes e outras modinhas quando necessário. Porém, é imprescindível acrescentar o DNA da sua marca em qualquer conteúdo. E, antes de qualquer post, avaliar se o assunto vai interessar ao seu público. Muitas vezes, nos colocamos no lugar das nossas personas, principalmente, ao criar o calendário editorial. Mas os nossos desejos podem estar bem distantes dos desejos do público da marca.

É um exercício muito simples. Observe as crianças brincando. Algumas acham o máximo montar LEGO, outras preferem carrinhos de controle remoto e tem aquelas que largam os dois brinquedos para concentrar-se na frente da TV. As crianças são ótimos exemplos de que se uma coisa não atrai o seu interesse, ela é deixada de lado. Aposto que, quando você era mais novo, ganhou um brinquedo dos seus pais porque eles acreditavam que você iria amar… e você nem ligou. Deixou de lado e optou por outro brinquedo que te entretinha mais. Conteúdos são assim. Ou você conquista o seu público com algo relevante ou ele vai deixar sua marca de lado e acompanhar outra que seja mais interessante para ele.

E como criar conteúdos mais efetivos? Estudando o comportamento do seu público-alvo, seus desejos, problemas e quais as soluções que o seu produto/serviço pode oferecer. Como ‘público-alvo’ é algo muito genérico, a construção de personas ajuda a separar esse público, traçando perfis mais reais. Neste texto aqui você encontra alguns passos para deixar sua estratégia de conteúdo mais eficaz.

Em meio à multidão de conteúdos que é a internet, com informações de todos os lados, a sua marca só irá se destacar se fizer algo inovador, criativo e, acima de tudo, interessante. Mais do que atrair os olhos, toque o coração do seu consumidor.

Imagem: Nikola Johnny Mirkovic por Unsplash.

Nathália Corrêa é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem MBA em Marketing Digital. Atua na gerência de marketing e mídias sociais.