PAPO DE TERÇA - De analistas a questionadores: o papel estratégico do 'social media'. Por Nathália Corrêa.

Há anos o marketing digital vem conquistando o seu espaço no mercado e conectando marcas com seus potenciais consumidores. Afinal, o meio ideal para propagar um produto ou serviço é o meio em que a sua persona está presente. De acordo com uma pesquisa realizada pela Global/WebIndex, referente ao ano de 2019, o Brasil é o 2o. país no ranking em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais; uma média de 3h45min por dia. Com esse dado, é claro que qualquer empreendedor vai querer a presença do seu negócio no ambiente digital, não é mesmo?

Muitas são as redes sociais disponíveis, desde as mais populares como Facebook e Instagram, até a mais recente como Tik Tok, ou aquela voltada para conexões profissionais, como LinkedIn. Mas, será que algumas empresas precisam estar em todas? Em qual delas é melhor investir a verba dos anúncios (‘Ads’)?

Perguntas como essas são comuns quando um cliente procura uma agência com o objetivo de criação de redes sociais ou ‘apenas’ gerenciamento das contas. Por trás dessas questões, há mais perguntas do que respostas. Calma, eu explico!

Algumas práticas são velhas conhecidas de qualquer profissional que trabalha como analista de marketing digital. Por exemplo ‘antes de postar, verifique o horário mais adequado’. ‘Veja se o desempenho dos posts está melhor do que no mês passado’. ‘Faça um anúncio patrocinado’. Essas afirmações estão corretas e devem ser consideradas sim, mas, é preciso tomar cuidado para não transformar um processo analítico em apenas um processo executor.

Gerenciar redes sociais não é uma tarefa simples e sempre repito isso, pois envolve mais do que a postagem e monitoramento diário. É preciso desenvolver o hábito de analisar, questionar e testar. Se você vai começar a ter presença numa rede do zero, certamente, ainda não terá como saber o melhor horário para postar, ou, mesmo que tenha esses dados, eles podem variar. Assim, publique em turnos diferentes e compare os desempenhos.

Um post é composto por diversos elementos. Texto, identidade visual, linguagem e abordagem são alguns exemplos. Se você não souber como comunicar cada um desses corretamente para sua persona, seu conteúdo não irá engajar.

Para ter um conteúdo valioso, além de tudo o que você já conhece ou estudou sobre marketing para as redes sociais, procure ir além do comum e faça seus próprios questionamentos:

1. Qual a dor e a alegria da minha persona?
2. Como o conteúdo, serviço ou produto que eu ofereço interfere nas dores e alegrias da minha persona?
3. Qual a taxa de engajamento de cada pilar de conteúdo das minhas redes sociais?
4. Qual post está chamando a atenção da minha audiência?
5. Por que esse post teve melhor desempenho do que os outros?
6. Como posso oferecer mais valor para as pessoas que estão me seguindo?

Entre outras perguntas que, se você se colocar no lugar de quem está recebendo o conteúdo que você produz ou observar como a sua persona se comporta, poderá ter mais insights.

Seja offline ou online, uma coisa não mudou no marketing: ele continua sendo feito de pessoas para pessoas. Atrás de qualquer tela, lendo o seu anúncio, comentando ou curtindo o post da sua marca, existe mais que números, existem os sentimentos que o seu conteúdo despertou. Assim como as pessoas são diferentes uma das outras, cada empresa possui suas particularidades, público, objetivos, interesses e caminhos estratégicos específicos para chegar ao resultado – que pode ser o ponto comum entre todas: entreter e aumentar as vendas!

Imagem: Freepik.

Nathália Corrêa é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem MBA em Marketing Digital. Atua na gerência de marketing e mídias sociais.