PAPO DE TERÇA - A presença digital das empresas na crise do Coronavírus. Por Nathália Corrêa.

Seja pequena ou grande empresa, todo negócio está sendo afetado pelo impacto que a crise do Coronavírus trouxe para a economia. Os estabelecimentos que atendiam apenas nos pontos físicos se viram obrigados a baixarem suas portas na sombra da incerteza sobre o futuro das vendas.

Se antes o marketing digital já era essencial, nesse momento, torna-se o único meio para conversar com o cliente, tentar gerar lucro e, possivelmente, salvar o Caixa de alguns estabelecimentos. E quando pensamos em estratégias digitais, falamos de ações que não se limitam apenas às redes sociais. Uma pesquisa realizada em 2019 pela McKinsey & Company em parceria com a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) revelou que 80% das empresas são iniciantes em ações digitais.

Esse número já é preocupante em um cenário normal pela diferença entre o tempo que consumidores brasileiros passam conectados (nove horas on-line contra seis dos norte-americanos) e os anúncios digitais oferecidos pelas empresas para esses consumidores. Com o isolamento social e a obrigatoriedade das pessoas permanecerem em casa, a conectividade tende a ser ainda maior.

Portanto, a oportunidade para as empresas tentarem salvar suas atividades é estarem exatamente onde está seu público: na internet.

Algumas grandes marcas como Adidas, por exemplo, lançaram promoções no e-commerce para atraírem consumidores. A Uber Eats isentou a taxa de entrega para restaurantes pequenos e independentes em todo o Brasil. A Lacta, empresa fabricante de chocolate, relançou sua loja virtual para reforçar as vendas de ovos de páscoa. Com a crise acontecendo nessa época do ano, as empresas de chocolate já sentem o impacto. Por isso, outra marca que reagiu foi a Cacau Show, com promoções que vão de 30% a 50% para a compra de ovos de páscoa. Além disso, a empresa também oferece condições especiais de parcelamento para o consumidor.

Nesse período, é preciso alinhar o planejamento a uma gestão de risco para superar a crise. Cada um faz o que pode para manter suas vendas. Mas, a presença digital é uma aliada forte para as ações promocionais e a comunicação de diversas empresas.

Road map para iniciar ou fortalecer o digital:

1. Entenda como o seu negócio pode atender às necessidades do público nesse período;
2. Analise os canais de comunicação que seus clientes utilizam;
3. Crie e divulgue promoções nas suas redes sociais;
4. Direcione anúncios focando, principalmente, na região do seu estabelecimento;
5. Dependendo do seu ramo, esteja presente em aplicativos como iFood e Rappi ou ofereça delivery via WhatsApp.

De acordo com cada segmento de negócios, começar ou reforçar um trabalho de marketing digital pode ser uma alternativa para vender e manter sua marca na cabeça dos seus consumidores. Pois quando a crise passar, viveremos um novo cenário social e econômico. Então, reinvente-se e digitalize-se já!

Imagem: Kai Pilger por Unsplash.

Nathália Corrêa é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem MBA em Marketing Digital. Atua na gerência de marketing e mídias sociais.