PAPO DE TERÇA - A comunicação é a voz do seu branding. Por Nathália Corrêa.

Pode parecer óbvio para você o título desse texto. Mas se analisar algumas marcas, não é exatamente o que praticam. Concorda? Então, vamos ao assunto!

Todo começo de ano recebemos e distribuímos mensagens motivacionais com a seguinte ideia: ‘São 365 novas oportunidades para fazer diferente’. Apesar do clichê, todos nós somos influenciados por esse sentimento de recomeço. Mas o que realmente precisamos recomeçar?

Voltando os holofotes para as marcas e as nossas atitudes como profissionais, visto que toda marca é construída por pessoas, como podemos aproveitar essa nova década para fazer melhor e diferente?

Fazer!

Muitas vezes, as atividades tornam-se automáticas e tomam conta do nosso dia a dia profissional. A velocidade com que as coisas estão acontecendo no mundo, a pressa para sair na frente da concorrência está criando uma cultura to do que atropela o to think. Já parou para analisar se, dentro das empresas, o setor de pesquisa e desenvolvimento está se comunicando corretamente com o setor de marketing? O setor de marketing comunica os objetivos da empresa? A empresa tem esses objetivos claramente traçados e compartilhados com seus colaboradores?

É exatamente nesse momento que a comunicação esbarra no propósito. Sem o casamento dos dois, fica difícil um marketing bem-sucedido. O setor de vendas visa o lucro, mas são os criativos que contam as histórias que vendem. E quem dá o gatilho para essas histórias? O propósito da marca.

Branding nada mais é do que a filosofia de gestão de uma marca. Qual a filosofia da sua? Marcos Hiller, autor do livro ‘Branding: a arte de construir marcas’ diz o seguinte: ‘Dentro do branding tudo comunica a marca’. TUDO COMUNICA A MARCA.

E assim, as empresas conseguem chamar a atenção do seu público-alvo.

Para os comunicadores e profissionais da área, vamos dar as boas-vindas à nova década com uma nova conduta – não só para nós -, mas também para as marcas que gerimos? Afinal, 2020 já começou e são 365 oportunidades para recomeçar, descobrir seu propósito, gerenciar o branding da sua marca e, depois, espalhar essas ideias por aí através de uma boa comunicação!

Imagem: Jason Rosewell por Unsplash

Nathália Corrêa é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem MBA em Marketing Digital. Atua na gerência de marketing e mídias sociais.