Os peixes morrem pela boca...

MarinaSilva.RooseweltPinhei

Marina Silva despenca vertiginosamente nas pesquisas eleitorais e a maioria dos analistas atribui isto à campanha baseada na baixaria que o PT vem imprimindo contra ela, com mentiras e invenções, exatamente como a direita fez com o partido, em todas as eleições de que Lula participou.

A campanha está uma lástima, amedrontando a classe C, mentindo descaradamente, propagando que Marina no poder vai acabar com o Bolsa-Família e outros programas, embora a candidata já tenha desmentido isso “n” vezes.

O tempo do PSB e coligação é curto na TV, e além disso, o marketing e a comunicação da campanha são fracos. Não sabem “bater”. Há um escândalo sem precedentes na Petrobras, e Marina não dá “um soco sequer”. Não em debates, porque, neles, Dilma fugirá sempre de uma resposta. Trato das acusações no horário eleitoral “gratuito”.

Além disso, no seu afã de chegar ao poder de qualquer maneira, Marina Silva classificou de “revanchismo” querermos julgar os torturadores e assassinos da ditadura… E ainda disse que os milicos “ajudaram” na transição. Só com essas duas, perdeu votos das esquerdas.

Não sabe responder

Acusada de ter uma “banqueira” em sua equipe, Marina e companhia esquecem que o PT tem sua própria banqueira, Kátia Rabello, dona do Banco Rural, presa por causa do mensalão.

É uma pena, mas não se debate sobre programas. Cada um tenta defender o seu fiofó sem dizer o que farão ou tentarão fazer.

E não vou votar em nenhuma das duas. Vou de Eduardo Jorge, no primeiro turno. No segundo, tenho o direito de não ir lá à urna se não tiver em quem votar.

Se o voto é um direito, não deveria ser obrigatório…

Sobre Marcia de Almeida

Jornalista, escritora, roteirista, videomaker e militante da cidadania. Carioca de Botafogo, e botafoguense de coração, escreveu 4 livros de ficção e foi por muito tempo correspondente internacional, quando cobriu a guerra da Bósnia. Integra a Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ e, assinou mensalmente, por dois anos, no Caderno RAZÃO SOCIAL d’O Globo, a coluna Razão & Cidadania, abrangendo temas relacionados a minorias: LGBTs, pessoas com deficiência, ciganos, racismo, vítimas de intolerância, preconceito etc.