O que é uma marca? Por Paula Ribeiro.

A pergunta é: o que é uma marca? A resposta é: integridade. Uma marca é um ecossistema de valores. Metáforas à parte, se não há valores associados, não há marca!

Talvez por falta de entendimento deste conceito, muitas empresas ainda passam a maior parte da sua existência a venderem produtos e serviços, porque não têm uma marca. Desculpem a frontalidade.

Integridade é o principal atributo que uma marca pode ter. E é mais fácil perdê-lo do que ganhá-lo. Uma falha pode sair muito cara. A recuperação, mais ainda! A única forma de ser íntegro é fazer um compromisso sério com a integridade. Fazer a coisa certa, da maneira certa. E estas duas têm mesmo de andar de mãos dadas!

Tudo começa no propósito, na razão da existência de uma marca, no seu nascimento ou na sua essência. Trata-se da promessa de valor. A comunicação e o conteúdo são hoje ferramentas fundamentais, mas não basta gerar informação, apenas. As pessoas querem a verdade.

As marcas pertencem aos seus consumidores, já não pertencem mais às empresas! Desculpem senhores, mas esta é a verdade!

A internet aproximou-nos a tudo e às marcas também, e isto elevou muito a exigência do consumidor. Mau? Não. Desafiante? Com muito gosto!

O consumidor quer um discurso coerente em todos os contactos que tem com uma marca. Chama-se a isto branding, como sempre se chamou! Mas branding não é só desenhar bonito, embalar bonito, apelar ao coração e colocar na prateleira ao nível dos olhos do consumidor. É preciso mais. É preciso entregar ao consumidor a promessa que lhe foi feita.

É preciso ser coerente desde a promessa à entrega, pois tudo comunica. É preciso olhar para todo o processo de forma integrada, desde a criação do produto ao seu desenvolvimento, à inovação, ao marketing, à comunicação, ao ser socialmente responsável e à gestão de pessoas.

Voltamos à multidisciplinaridade, pois este é um tema que, na minha opinião, está cada vez mais na ordem do dia. E se ainda não está na agenda dos empreendedores e das grandes empresas, devia estar! Pois é o maior aliado na criação e desenvolvimento de uma marca.

Sem mais frontalidades, deixo-vos um abraço!

Paula Ribeiro
Head of Marketing at bloom up