Notícias falsas, histórias fabricadas, boatos, manchetes que são isca de cliques (as chamadas clickbaits) não são novidade. A diferença do atual contexto é o potencial de circulação das chamadas fake news no ambiente online, sobretudo em virtude do uso das redes sociais digitais. Embora seja uma prática totalmente errada, as fake news ocorrem diariamente, indo contra os princípios das Relações Públicas.
Como identificar fake news?
1) Investigue a fonte da notícia;
2) Desconfie de títulos extravagantes;
3) Pesquise o assunto em outros veículos de grande alcance;
4) Fique atento à data de publicação da notícia.
Pode haver, pelo menos, um trecho falso, números adulterados, conteúdo antigo, ou até mesmo uma matéria completa com informações não-verídicas.
Como combater fake news?
1) Procure por mais pessoas – atestando a mesma informação – antes de prosseguir com a apuração do assunto; esta é uma das melhores formas para identificar fake news;
2) Entreviste pelo menos três fontes distintas para assegurar que os relatos comprovem a veracidade da pauta abordada;
3) Embora o papel da assessoria de imprensa seja representar como porta-voz de determinado personagem ou instituição, é fundamental que o relações-públicas apure a fundo o que está sendo dito.
Quais as consequências das fake news?
– Mesmo que essa prática seja reconhecida como antiética, publicar notícias falsas atrai público e gera uma ilusão quanto a resultados positivos;
– Manipulação massiva sobre determinado assunto;
– Desmascarar uma notícia falsa pode manchar a reputação de um comunicador e do veículo em questão. Paciência.
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Ana Moura é brasileira, relações-públicas e estudante de Relações Internacionais. Gosta de falar sobre tudo. Atua como pesquisadora de Comunicação e Trabalho e de Cultura Organizacional.