Nos últimos dias, diversas pessoas entraram em uma brincadeira e compartilharam nas redes sociais fotos de 2009 e 2019, revelando o antes e o depois, no chamado ‘Desafio de 10 anos’ ou ‘#10yearchalleng’. No entanto, essa interação pode não ser uma simples brincadeira e sim mais uma jogada dos algoritmos do Facebook.
Segundo Amy Webb, professora da Escola de Negócios da Universidade de Nova York (EUA), a rede social pode estar coletando dados de forma disfarçada para otimizar seus robôs: ‘é a oportunidade perfeita para o aprendizado das máquinas’. O desafio criou na internet um ambiente favorável de aprender e treinar os sistemas para reconhecer melhor pequenas mudanças na aparência dos usuários.
Escrevo, de passagem, que o verdadeiro desafio está em garantir a utilização cada vez mais intensa de algoritmos junto aos valores éticos e morais. Essa incompatibilidade está sujeita a ruídos na sociedade e, por esse motivo, o relações-públicas pode se posicionar nas ocasiões diante das menções, impressões, share of voice, sentimento e engajamento, a fim de esclarecer e conscientizar o público do que realmente está acontecendo.
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Ana Moura é brasileira, relações-públicas e estudante de Relações Internacionais. Gosta de falar sobre tudo. Atua como pesquisadora de Comunicação e Trabalho e de Cultura Organizacional.