O equilíbrio entre o trabalho e a qualidade de vida será necessário no mundo pós-Covid-19. Por Rosângela Villa-Real.

Eu não sei para você, mas para mim, a crise da Covid-19 trouxe muito mais trabalho… todo tempo ligada, planos de contingência integrados, ações emergenciais, pulando de call em call, de e-mail em e-mail, de grupos de WhatsApp em grupos de WhatsApp… Esse momento está sendo um grande catalizador das transformações das empresas e do mundo.

Toda aquela discussão sobre o ”trabalho do futuro’ já está acontecendo agora. Nosso modelo de trabalho está sendo alterado para sempre e o mundo não será (e nem pode ser) mais o mesmo quando sairmos do isolamento! Tudo aquilo que parecia teoria, agora, acontece na prática. E, apesar de não termos nos preparado para este tipo de situação – creio que isto nunca tenha feito parte da análise de risco em um plano de negócios no Brasil ou no mundo –, as empresas e as pessoas estão tendo que adaptar-se, mudar o mindset, trabalhar de casa, usar a criatividade para ser mais produtivas e competentes, com reuniões mais efetivas. O Coronavírus tem trazido aprendizados para o trabalho e para a vida e, certamente, sairemos diferentes e mais fortalecidos deste processo.

Quanto valerá um abraço?

Nas últimas semanas, muitos de nós estão sentindo falta das pessoas e do convívio próximo e diário. Em contrapartida, estamos tendo mais qualidade de vida, uma vez que não perdemos tempo com deslocamentos, temos mais tempo para os estudos, pensamentos disruptivos e coletivos, em prol da sociedade. Além disto, estamos tendo que treinar a resiliência, sendo forçados a mudar velhos hábitos e criar novas maneiras de nos comunicar e ganhar dinheiro.

Essa flexibilidade deve nos trazer a sensação de termos mais poder sobre o nosso tempo e não de pânico! É hora de olhar para dentro, ler, meditar, tomar café da manhã com calma, aproveitar mais o tempo com a família, praticar o voluntariado… entregar mais e melhor!

Mas, o que fazer neste período além de estar mais presente com a família e jogar mais videogame?

1. Se reconectar consigo mesmo, com o seu propósito;
2. Buscar novos conhecimentos;
3. Fazer novos contatos;
4. Dar apoio para quem precisa;
5. Buscar novas formas de oferecer seus serviços;

Na carreira ou na vida, devemos carregar sempre conosco três atitudes mágicas: Resiliência, Coragem e Aprendizado! Ninguém sairá da mesma forma quando tudo isso acabar. Melhores, eu espero! Daremos ainda mais valor a um abraço, afinal, estamos aprendendo que o que temos de mais valioso é simples, não tem custo e tem o poder de curar a alma humana!

O equilíbrio entre o trabalho e a qualidade de vida será necessário no mundo pós-Covid-19.

Rosângela Villa-Real é jornalista e consultora de Comunicação & Cultura Organizacional. Premiada com o 1º. lugar na prática FALAR entre as Melhores Empresas GPTW.