O crescimento da publicidade global. Por Juliane Maciel.

Quem nunca sentiu aquele arrepio na nuca e aquela pontada no estômago quando o assunto era o futuro da nossa área? Ainda haverá publicitários? Os fotógrafos serão descartados com o celular? Os creators tomarão conta de todo o conteúdo?

Desde antes da geração de Welles, imagino eu com meus botões, todas as gerações sofreram com esse tipo de insegurança, do jornal impresso à TV (assunto démodé, né? Sou cringe, me perdoe).

A grande vantagem de se viver em 2021 é que pesquisas na área de MKTG e PP são acessíveis e constantes, e podem nos deixar dormir sem a sensação de que nossa profissão vai se extinguir. De acordo com o mais recente relatório da Dentsu, o Ad Spend Report, o investimento global em publicidade deverá alcançar a marca de US$ 634 bilhões em 2021!

Estados Unidos, Canadá e Austrália, claro, saem na frente nos valores investidos. Mas a expectativa é de que no Brasil os investimentos em publicidade cresçam mais de 8% em relação a 2020.

E pasmem, o Ad Spend Report relata que a Covid-19 acabou lançando algumas tendências em nosso mercado e, dentre elas, a mais relevante foi o aumento do investimento no meio digital, que pode preencher 50% dos investimentos globais em publicidade! Um volume que era estimado para muitos anos à frente. O crescimento foi acelerado exponencialmente.

No meio desse deserto árido chamado pandemia eis que encontramos um oásis! E o vídeo, nossa área primordial de assunto por aqui, tem previsão de crescimento em 17%! Oba! Juntos, esses formatos digitais deverão responder por US$ 110 bilhões dos investimentos feitos em publicidade ao longo de 2021.

E para quem achou que a TV ficaria de fora, o Ad Spend Report destaca que investimentos em publicidade na TV terão aumentos graças a eventos como Olimpíadas e a Eurocopa. Segundo o relatório, os investimentos em publicidade na TV vão crescer 7,1% no ano, chegando ao valor de US$ 188 bilhões. Abaixo do registrado antes da pandemia? Sim, mas ainda bastante animador!

Nós, reles mortais da área, que damos um duro danado para que esse mercado gire com saúde e sustentabilidade financeira, ficamos na torcida para que o montante de investimento previsto de 10,4% seja ainda maior que as expectativas!

Eu sou Juliane Maciel, diretora executiva na Loop Vídeo Produtora e owner na Ordoo – Mentoria de Gerenciamento.

@jumacieloficial