NOVA COLUNISTA: Thais Rondam - Gestão da comunicação com uso de metodologias ágeis.

Olá! Me chamo Thais. Sou nova por aqui e será uma experiência sensacional para mim, e espero que para o leitor também. Sou casada, tenho dois filhos e uma enteada que não mora conosco, mas a tecnologia, minha área e paixão, facilita e estamos sempre próximos… falo disso mais tarde. Família está no topo dos meus valores. Amo nossa bagunça. Minha mãe mora comigo, ou eu com ela, nessa altura não faz diferença. Atuo há mais de 20 anos com Tecnologia da Informação. Já dei aulas, diversos cursos, em diversos lugares… trabalho com análise, gestão de projetos e metodologias ágeis. Esse será um foco para escrever por aqui.

Estou concluindo o mestrado e escolhi o tema ‘Gestão da Comunicação com metodologias ágeis’. Será possível unificar uma área administrativa tão importante com a tecnologia buscando agilidade nas comunicações? Sim! E é extremamente relevante unir os assuntos, as técnicas e as pessoas.

Como boa geminiana, minha mente delira e me prega peças quando tento fazer mais coisas do que dou conta. Por ser de T. I., adoro cursos on-line, e-books, aplicativos, redes sociais. Ufa! Acabo me desconcentrando do que iniciei e deixo, ou deixava, pendências. Inicio e acabo não concluindo. O que isso tem a ver? Tudo!

Como posso querer me especializar em gestão da comunicação e ser ágil se não colocar em prática? Como posso planejar e não cumprir metas? Pois bem, comecei a usar o conhecimento a meu favor.

Primeiro, um foco por vez. Coloquei no papel, ou melhor, no meu computador com uso do aplicativo Trello (aplicativo de gerenciamento de projetos baseado na web muito usado para acompanhar e medir desempenho – uso a versão gratuita), todas as coisas que estão na minha cabeça para serem realizadas (essa lista no aplicativo é chamado de backlog). Ao ver a minha lista de pendências, comecei a estipular o que vou fazer primeiro.

Estipulei um prazo de uma a duas semanas – sprint – para realizar e concluir os itens (tarefas). Assim fica claro que deve ter início, meio e fim. Isso é um projeto. O que não vou concluir no prazo estipulado nem mexo. Fica na lista do meu backlog.

Cada tarefa que iniciei na ferramenta posso mover e colocar em etapas como: a fazer (to do), fazendo/iniciado (doing) e quando concluo vai para feito/finalizado (done). Esse texto – enquanto escrevo – está na etapa doing e logo irá para done.

Não parece, mas agora, você já conhece um pouco da metodologia ágil. Com meu exemplo, criamos o quadro usando scrum (não é uma metodologia e sim um framework, ou seja, um modelo com diversas etapas, funções que permitem chegar a um objetivo final; scrum é a base para outras técnicas e metodologias).

Importante: uma meta sem prazo definido, não é meta.

Que tal você acompanhar meus próximos textos e saber mais? Vamos nos aventurar usando os valores do scrum (coragem, foco, compromisso, respeito e abertura) com exemplos práticos.

Bem-vindos!

Thais Rondam é mestranda em Direção Estratégica de Tecnologia de Informação pela UNEATLANTICO (Universidad Europea del Atlántico) e UNINI Porto Rico (Universidad Internacional Iberoamericana). É analista de sistemas com MBA em Gestão de T. I., Gestão Empresarial, Scrum Master, especialista em Governança de T. I. atuando há mais de 20 anos em Tecnologia da Informação.