NOVA COLUNISTA: Giovanna Bertuci - O meio é a mensagem: uma nova contribuição por aqui.

Era uma manhã de sexta-feira, em que se acorda com mais preguiça que o normal. Recebi uma mensagem: ‘… a comunicação tem tido cada vez mais reconhecido seu papel na governança – pública, privada e do terceiro setor; você consideraria colaborar com o Observatório da Comunicação Institucional?’.

Meu nome é Giovanna Bertuci, tenho 21 anos, sou mulher, paulista, publicitária em formação, feminista, estagiária, fascinada pela cor verde, resistente a finais de semestre, amante da Comunicação e do Design.

Confesso que a minha rotina é uma bagunça, muitas vezes as horas de sono não estão em dia, e reconheço que a tendência é apertar ainda mais. Não me importo, nenhum ócio compensa o prestígio de fazer algo que se ama e defende. Receber um convite para uma oportunidade, seja qual for, me deixa lisonjeada.

Apesar disso, não sou de entrar em qualquer porta. É importante estar conectada aos valores e princípios de um projeto antes de mergulhar nele. Sim, eu concordei em colaborar com o OCI.

Meu emprego atual é no setor privado, eu estagio em Comunicação e Design, e com muito prazer. Marshall McLuhan formulou a frase que viria a ser um grande pilar para o estudo da comunicação, e para a minha própria perspectiva sobre trabalhar com ela: ‘o meio é a mensagem’.

Uma plataforma de comunicação – como o OCI – trabalhada 100% voluntariamente é uma mensagem de compromisso com a transparência e liberdade de expressão. Tive um breve papo com o professor Manoel Marcondes Neto sobre a questão das fake news e seu impacto político e cultural nos tempos trevosos atuais, e o quanto é importante que nós, como comunicólogos, nos posicionemos e tenhamos alguma reação sobre isso.

Esta carta de apresentação é uma breve introdução à minha pessoa e ao que pretendo trazer para cá. Todo dia 4 prometo produzir um conteúdo com algum debate pertinente, em forma de material gráfico ou texto.

Agradeço pelo convite e espero poder contribuir para o OCI da melhor forma possível.

Giovanna Bertuci é estudante de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda: – Sou criativa, possuo facilidade em aprender e muita energia.