NOVA COLUNISTA: Denise Rugani Töpke - A Responsabilidade $ocioambiental Compartilhada (R$C) no Brasil e o comprometimento dos brasileiros com as empresas confiáveis.

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A noção de ‘organização’, para se referir às empresas, pressupõe a interação e a interdependência entre empresas e sociedade, uma vez que uma organização é formada por um grupo social que interage em busca de atender a objetivos e metas. Um bom funcionamento dessa organização implica boas relações e envolvimento com todos os públicos ligados à empresa.

Nesta perspectiva emerge a temática da responsabilidade socioambiental empresarial, entendida como um compromisso das empresas com a sociedade. Esse compromisso pode ser expresso por diversas denominações: ‘responsabilidade social das empresas’, ‘responsabilidade social corporativa, ‘responsabilidade social empresarial’, ‘RSE’.

A globalização modificou as relações globais de poder, unindo o poder econômico com o poder político, e assim as grandes empresas alcançaram um poder cada vez maior na sociedade. Consequentemente, o papel das empresas na sociedade contemporânea globalizada se tornou ainda mais relevante. Entretanto, este ‘papel social’ intrínseco à concepção de RSE não está restrito às grandes empresas e é ainda mais preponderante em uma sociedade na qual as empresas passaram a ser instituições de confiança das pessoas.

A pesquisa Trust Barometer 2019 da Edelman apresenta as empresas como instituições de confiança para os brasileiros. De acordo com o estudo, empresas consideradas confiáveis pelos empregados brasileiros são recompensadas com um comportamento de defesa (83%), engajamento (77%), lealdade (75%) e comprometimento (86%).

O livro ‘R$C: Responsabilidade $ocioambiental Compartilhada no Brasil’ propõe repensar a configuração da temática da Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSE) na contemporaneidade, segundo novos arranjos e olhares interdisciplinares, por meio das pistas relacionadas a saberes epistemológi­cos da Psicologia Social, Comunicação e Administração.

Denise Rugani Töpke é doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ), mestre em Comunicação Social (UERJ), pós-graduada em Gestão de Pessoas (UNIGRANRIO), e em Marketing (IAG/PUC-Rio), graduada em Relações Públicas (UERJ). É professora do ensino superior há 10 anos. Coordena o curso de Marketing da Faculdade Gama e Souza desde 2008. Autora – com Fred Tavares – do livro ‘R$C: Responsabilidade $ocioambiental Compartilhada no Brasil’ (Appris, 2019).