Antes de qualquer coisa, gostaria de me apresentar para você, caro leitor. Acredito que isso trará proximidade entre nós e permitirá que você entenda melhor o meu trabalho.
Sou a Amanda Gouvêa, relações-públicas por profissão e estrategista de marketing por paixão, especialmente na vertente digital. Atualmente, sou responsável pelo departamento de comunicação de uma empresa de tecnologia e líder de comunidade da ‘Lead Com Elas’, um grupo feminino sobre comunicação em Goiás. Por aqui, pretendo falar sobre marketing e estratégia:
– Onde alocar esforços
– Tipos de estratégias para cada canal
– Como fazer diferentes tipos de análise, planejamento etc.
Acredito que uma das partes mais importantes de um projeto é o planejamento, pois é o que guiará diversas ações.
Planejamento é o caminho para um bom conteúdo, é um caminho para que você tenha uma estratégia útil e efetiva.
Um bom profissional de comunicação jamais retira ideias da própria cabeça sem pesquisar sobre seu público antes. Também é necessário entender as possibilidades e os possíveis efeitos da estratégia. Ou seja, é preciso entender o meio do leitor ou do seu cliente. Pensar no tipo de pesquisa que ele faz, nos problemas que ele possui e como você poderia ajudá-lo a resolvê-los. Além disso, comunicação é construída em conjunto. Todo mundo precisa de apoio, de uma base e de inspiração, e para isso existem algumas técnicas. Sua pesquisa irá te ajudar nesse processo.
Nem todo mundo nasce criativo.
Se você não tem muitas ideias, fique tranquilo: ninguém nasce criativo assim do nada. Existem processos e atividades que irão te guiar na hora de ajudar seu leitor. Portanto, reforço, a primeira coisa a fazer na hora de produzir um conteúdo é pesquisar sobre o que você quer falar. Pense nas seguintes questões:
– O que as pessoas já sabem sobre esse assunto?
– Como eu posso ajudar os outros falando sobre isso?
– Quais os desafios e problemas que as pessoas encontram a cerca de ‘x’ ou ‘y’?
Aproveite e liste esses problemas e pense em soluções e/ou meio de contorná-los. Esse é um jeito muito eficiente de ter ideias. Então, se você quer criar conteúdo sobre um nicho ou produto procure saber quais são as dúvidas e os problemas das pessoas.
Além disso, vá a fóruns, use o Google, veja comentários e reviews. Observe as dúvidas mais comuns e também aquelas que ainda não foram respondidas. Nesse espaço você terá muito a crescer e também para produzir.
A pesquisa trouxe resultados, e agora?
Se você tiver muitas ideias de uma vez, ótimo! Aproveite e organize tudo em um ‘calendário editorial’, dessa forma não irá faltar conteúdo para suas publicações.
Se você tem um produto, mostre seus bastidores. Prove porque há um diferencial.
Por exemplo: se você está vendendo um brigadeiro, mostre ao público que o doce ‘tem amor em cada etapa’. Interaja com quem compra você! Afinal, conteúdo bom é aquele que ajuda o seu leitor.
Combinado?
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Amanda Gouvêa é relações-públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), cursa MBA em Business Strategy com foco em Marketing Digital. Apaixonada por comunicação estratégica e entusiasta da transformação digital, tem como objetivo ajudar empresas a se destacar usando aquilo que elas têm de melhor.