Nova coluna - CIRCUITO DA LIDERANÇA - por Gisele Mírian.

Share Button

Liderança é a arte de comandar, influenciar, guiar, apoiar, impactar positivamente pessoas, suas formas de pensar e, principalmente, os seus comportamentos.

A arte de liderar começa por mim, a partir de mim, quando lidero minha vida, meus sonhos, meus desejos, minha capacidade de mudanças. A liderança começa aqui, dentro de mim… em cada um de nós.

Entretanto, qual o caminho para desenvolver o líder dentro de mim? Por onde eu devo começar? Qual o melhor percurso para o desenvolvimento da liderança?

A liderança é um conceito amplo, dinâmico e intenso, de forma que não há uma ordem certa ou receita pronta para desenvolvê-la, e, sim, vários caminhos que contribuem para o seu desenvolvimento. Cabe a cada um nós escolher o que melhor funciona.

Ao longo da minha carreira venho trabalhando com pessoas que concluíram que se tornar um líder melhor produz mudanças na vida das pessoas. Concordo com o que diz John Maxwell, palestrante e escritor, referência em liderança: ‘Cresce ou sucumbe segundo a liderança, e o mundo se torna um lugar melhor com líderes melhores. Logo, capacitar-se para se tornar um líder bem-sucedido traz consigo o potencial de mudar tudo ao seu redor, pois aumentará sua eficácia, reduzirá suas fraquezas, dividirá sua carga de trabalho e multiplicará seu poder de impacto’.

Assim, investir tempo e recursos para desenvolver ou aumentar a sua capacidade de liderar é algo que vale a pena. Na minha percepção, a nossa habilidade de liderar não é determinada no nascimento. Algumas pessoas nascem com maior predisposição para a liderança e outros precisam de mais tempo para desenvolvê-la. Porém, acredito na potencialidade do ser humano para encontrar o seu caminho de liderança, desde que esteja consciente de que se queira desenvolver. É fato que temos inúmeras opções de escolas e profissionais que compartilham conhecimento e ensinam maneiras incríveis de desenvolver a liderança, assim como exemplos de líderes que impactam e transformam através de sua liderança.

Acredito também que não há um único caminho ou maneira, mas sim um jeito que funciona para cada um. E, por acreditar tanto nisso, é que esta coluna é um convite para que você possa caminhar com a gente por diversos assuntos que poderão contribuir com a sua liderança. Independentemente, se você lidera uma equipe ou não, imagino que você está à frente da sua vida, e isso exige uma liderança consciente e consistente.

Estaremos por aqui, todas as terças-feiras, dividindo este espaço, Patricia Alves e eu. Patricia é uma grande amiga e parceira de trabalho. Por aqui, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência e jornada, nossos conhecimentos e saberes, com o objetivo de contribuir para a construção da sua liderança, seja como executivo, empreendedor, empresário, mãe, pai ou professor. Independente do papel que você exerça, que você possa definir o seu caminho da liderança.

A palavra circuito está associada com o que é cíclico, em forma de ciclo, que acontece em movimentos periódicos. E com este conceito, traço um paralelo com o processo de aprendizagem. Vivemos ciclos ao longo de nossas vidas, os quais nos proporcionam crescimento. Definimos a rota e o plano, e vamos fazendo o nosso circuito de evolução. Vem para o circuito da liderança com a gente! Será uma alegria trocar saberes e aprendizados, conhecer a sua percepção sobre essa grande jornada de liderança.

Gisele Mírian – Especialista em Desenvolvimento Estratégico de Pessoas (www.linkedin.com/in/giselemirian) – Nordex Consultoria Empresarial – (www.nordexconsultoria.com.br).