MONÓLOGOS FILOSÓFICOS - Prato vazio, escolhas e consequências.

Minha filha é uma menina cheia de ambições. Não que isso seja ruim, mas me causa preocupação o seu olhar sobre o futuro. Cheia de desejos e projetos materiais ela me fez querer ter um papo de família pós jantar de ontem. Resolvi alimentá-la de algumas noções sobre um mundo que vai além do material, que a gente não toca e que vai lhe servir fundamentalmente ao futuro — o mundo das escolhas.

Sem que eu percebesse comecei por um exemplo muito próximo a ela – a comida (Ju ama comer!). Eu disse: – Sabe a sua barriga cheia agora? Ela é consequência desse prato vazio sobre a mesa. Você precisou se alimentar p’ra saciar sua fome; precisou da ação para alcançar um objetivo. É assim na vida – você vai precisar agir, escolher, tomar decisões hoje para que as consequências lhe cheguem lá na frente. E as decisões precisam de uma estrutura interna bem fortalecida para que você avalie com critérios o que vai fazer. Mas te digo ainda que uma boa escolha deve levar em conta o que é bom p’ra você e para o mundo – ao mesmo tempo. Se for só bom p’ra você pode ser que esteja pisando na cabeça de alguém e isso não é legal. Se você pensar só no outro a sua cabeça é que pode estar sendo esmagada – impossível suportar. Nem sempre é fácil escolher, mas lembra que as pessoas que nos amam (e que amamos) são importantes ao nosso lado nessas horas. Lembra que são as tuas escolhas que vão te levar a esse futuro que você sonha, mas como resultado do caminho que você seguiu.

Quem estou eu: professora de Filosofia; autora do livro “Ressentir ou afirmar? Perspectivas nietzscheanas sobre a dor”; colunista do Observatório da Comunicação Institucional; colaboradora da página knoow.net com verbetes de Filosofia, e apresentadora de vídeos sobre Filosofia nos canais “Sopro de Atena” e “Monólogos Filosóficos”. Site oficial: www.profrobertamelo.com.br