Minha experiência como estudante de RP e trainee na assessoria de imprensa da Festa da Uva 2016. Por Jennifer Roza.

No início do ano de 2016, durante a Festa Nacional da Uva, tive o prazer e a oportunidade única de, como estudante de Relações Públicas, participar do programa de trainee em assessoria de imprensa da Dinâmica Comunicação. Nesse projeto os alunos selecionados nos cursos de Jornalismo – e eu representando as Relações Públicas – pudemos vivenciar na prática esta atividade e ter a experiência de trabalhar em um evento do porte da Festa da Uva, festa tão importante para a nossa região.

No meu caso, como única aluna de RP e como uma forma de satisfação e realização pessoal, me senti privilegiada de fazer parte daquele grupo de profissionais. Trabalhávamos em duplas em um sistema de rodízio de tarefas. Se em uma semana minha dupla fez a clipagem, na seguinte iríamos trabalhar no Twitter, por exemplo. Além dessas duas atividades que citei no exemplo anterior, fazíamos também a newsletter, produzíamos conteúdo para o site, fazíamos visitas à imprensa, auxílio nas entrevistas e, claro, as coberturas tanto nos eventos quanto nas coletivas de imprensa, chamadas de ‘Momento Festa da Uva’.

A maioria dos meus estágios durante a graduação tinha sido nesta área em que me identifico tanto, por possuir o prazer da escrita, a assessoria de imprensa. Entretanto, nunca pude aprender tanto em um período tão curto de tempo. Acredito que a explicação para este fato se deva tanto por causa do ritmo frenético de 7 dias por semana que vivenciamos durante a Festa, quanto porque nunca antes eu havia trabalhado em uma agência de comunicação, o que adorei, pois pude ter contato com profissionais da área incríveis que tinham uma vasta experiência e me ensinaram muito, tais como o jornalista e editor-chefe Fabiano Finco.

Eu, particularmente, fiquei responsável por cobrir as Olimpíadas Coloniais, alguns shows do palco principal e outros menores de artistas caxienses. Algo que merece destaque foi como o jornalista-responsável e coordenador do projeto ‘Trainee Festa da Uva’, Ricardo Dini, conduziu essa divisão baseada no interesse dos profissionais, algo que certamente contribuiu para o sucesso e dedicação dos estudantes. O que ficou desta experiência? Além é claro, de muito trabalho, cresci como pessoa e profissional, tirando a parte técnica, as experiências vividas tanto com o público, artistas e profissionais de comunicação com os quais tive contato, isso não tem preço. Foi uma experiência única e certamente indicaria para quem tiver oportunidade nas próximas edições da Festa Nacional da Uva. E fica também a minha demonstração que, sim, nós RPs podemos atuar em assessoria de imprensa.

Jennifer Roza é formada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência profissional em assessoria de imprensa, marketing digital e eventos. Além do trabalho em comunicação, também ministra aulas de inglês e atua como voluntária em projetos sociais em sua cidade, Caxias do Sul.