Infoxicação: o excesso de informação pode levar a desorientação! Por Raíza Halfeld.

Em plena era digital onde, cada vez mais, somos impelidos pelo imediatismo desenfreado que nos faz querer tudo para ontem, nos deparamos com uma crise que nos faz parar, o isolamento social, além de conter a proliferação do Covid-19, faz-nos repensar sobre nossos projetos, nossa forma de vida e nossa maneira de estar no mundo. Embora o contato físico não seja possível neste momento, mais do que nunca estamos conectados! Se não fosse pela internet, bem como pelas tecnologias digitais, não haveria home-office, não conseguiríamos nos comunicar com nossos familiares, amigos, clientes; e não teríamos tanto acesso a informação, não é mesmo? Porém, toda essa hiperconectividade que se faz presente, por vezes, acaba provocando certa ansiedade. Afinal, como lidar com tanta informação ao mesmo tempo?

Seja no âmbito profissional ou pessoal, o fato é que muitas vezes nos vemos impotentes diante dos fatos que são noticiados no dia a dia. O fluxo incessante de informações, as múltiplas narrativas que emergem demonstram que, apesar de estarmos em casa, o tempo midiático não para, segue fluído, interrupto, sendo atualizado a todo instante por meio dos acontecimentos que se emendam um no outro. Mas, é preciso ter calma, respirar e entender que muitas vezes o excesso de conteúdo pode levar a infoxicação. O termo, criado pelo físico Alfons Cornella, em 1996, explica a relação entre ‘informação’ e ‘intoxicação’. De acordo com o autor, a enxurrada de notícias veiculadas o tempo todo, nos mais diversos canais de comunicação, levam a uma fadiga informativa, ou seja, faz com que as pessoas percam a sua capacidade analítica de refletir sobre algo. O resultado? Uma sociedade estressada e cheia de incertezas.

Em tempos de informação líquida (BAUMAN, 2007), estamos diminuindo nossas habilidades cognitivas. A atenção e o pensamento crítico estão fora do eixo. É preciso ter cuidado para não prejudicarmos nossa saúde mental, pois temos acesso a tudo, mas, muitas vezes, não sabemos o que fazer com o que encontramos pelo caminho. É preciso ter cautela! A principal característica da contemporaneidade é a rapidez com que ocorrem as mudanças. Não sejamos alheios ao que acontece no mundo, mas, também, não sejamos infoxicados! Por isso, adote boas práticas:

– Busque fontes confiáveis: avalie a credibilidade dos sites, blogs e canais de comunicação que você visita;

– Não divulgue informações falsas: antes de sair por aí compartilhando textos, imagens e vídeos, verifique a veracidade dos fatos. Não propague mais fake news;

– Controle o uso das tecnologias: não fique 24 horas conectado! Gerencie o seu tempo melhor. Faça outros tipos de atividade;

– Não promova o ódio: aprenda a respeitar as opiniões dos outros. Não existe uma verdade absoluta.

No mais, desligue a TV, fique off-line por um tempo e amplie o seu cardápio informativo.

Raíza Halfeld é jornalista e mestre em Competência Midiática, Estética e Temporalidade pela UFJF.