'Home Office': flexibilidade e disciplina, cansaço e descanso. Por Nayara Brito.

Nos últimos meses, a imagem com a citação abaixo tomou conta da internet, tendo grande repercussão no LinkedIn, nossa querida rede social profissional. É interessante – e também preocupante – o quanto diversos profissionais se identificaram com a situação colocada no tweet do perfil Diferentona BR, expuseram suas realidades e admitiram que ser produtivo é bom, mas ser produtivo demais e o tempo todo, pode fazer – e faz – mal, principalmente nos aspectos relacionados ao trabalho.

Ao mesmo tempo em que falamos da flexibilização do trabalho e da tão sonhada liberdade para finalmente equilibrar vida pessoal e vida profissional, nos deparamos com um paradoxo que revela justamente o conflito existente entre discurso, expectativa e realidade, com um maior destaque ao home office em contexto pandêmico. Mais trabalho, mais produtividade, mais cansaço e pouco descanso: porque isso ocorre? Com base nessa pergunta, te convido a pensar comigo sobre as possíveis respostas, a partir do artigo que escrevi, publicado este ano no XV ABRAPCORP, que tem por título: “Flexibilidade e Teletrabalho: uma reflexão sobre a liberdade paradoxal do empreendimento de si no trabalho”.

O artigo busca compreender, diante do cenário pandêmico, como a lógica do empreendimento de si (ANTUNES, 2018) e da produtividade capitalista, contribuem para ethos da Sociedade do Desempenho e do Cansaço (HAN, 2019), evidenciando sua liberdade paradoxal no mundo do teletrabalho. Muitos dizem que o home office de verdade não pode ser comparado com o home office em tempos de pandemia e em parte eu concordo. No entanto, nos cabe observar e cuidar se os efeitos e evidências deste período, como jornadas excessivas, demasiada produtividade e sem tempo para descansos, permanecerão em sua posteridade, tendo em vista que flexibilidade e liberdade são as grandes promessas, os grandes atrativos e também os grandes sonhos – senão direitos legais – dos profissionais desta modalidade de trabalho em questão.

Leia o artigo na íntegra – http://portal.abrapcorp2.org.br/wp-content/uploads/2021/07/sff-37.pdf

Nayara Brito é relações-públicas e dedica suas escritas a temas que geralmente causam inquietações e questionamentos em sua mente. Sempre pautada em assuntos que se originam da comunicação como um todo, procura transmitir um pouco de suas reflexões, experiências e estudos por meio de seus conteúdos. Acompanhe seu trabalho também em https://www.linkedin.com/in/nayarabrito/.