CANTO DE SAUDADES - Um mês sem Heloiza Reis.

Ainda está lá, no Linked In: Heloiza Reis, professora universitária @UVA, de fevereiro de 2009 até o momento – 9 anos e 8 meses.

Ou seja, alguém hoje interessado em conhecer aquela professora dinâmica, super-ativa e, como dizem os gaúchos, ‘uma querida’, pegaria o rumo de Cabo Frio, mais especificamente o endereço do campus da Universidade Veiga de Almeida na cidade. Mas não a encontraria, pois desde 17 de agosto último, Heloiza Reis foi – como sempre fez – atender solícita a um chamado. Dessa vez, de Deus.

Assim o website ‘Escavador’ postou o currículo de Heloiza Reis no dia 01/08/2018, a partir de informações da plataforma Lattes:

Mestre em Comunicação e pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq Comunicação, Arte e Cidade (CAC) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui especialização em Estratégias de Gestão em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas (2002) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho (1996). Atualmente é professora assistente da Universidade Veiga de Almeida (Cabo Frio e Tijuca), ministrando disciplinas nas áreas de Projeto Gráfico, Teoria da Comunicação, Comunicação Regional, Ética e Legislação, Estudos em Comunicação, Promoção e Merchandising, Projeto de Capital Social e Organização de Eventos. Atua também, desde 2008, como professora substituta da Faculdade de Comunicação Social da UERJ em Gestão de Informação e Conteúdo, Projeto Experimental em ambientes digitais, Produção Gráfica e Projeto de Monografia. Faz parte do corpo docente do MBA Administração de Marketing & Comunicação Empresarial da UVA. Tem experiência em pesquisa e profissional na área de Comunicação, com ênfase em Ciência da Informação, Cultura de Massa e Representações Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de ambientes digitais (Arquitetura da Informação e Webwriting – Gestão de Informação e Conteúdo), redes de informação, desenvolvimento urbano, cidade, cultura e meio ambiente. Desde 2008 é membro associado do INTERCOM, filiada ao Núcleo de Pesquisa Comunicação e Culturas Urbanas.

Heloiza Reis foi também conselheira no Conrerp1 – gestão 2010-2013 e professora do Departamento de Comunicação da Universidade Gama Filho. Chamamos atenção para o seu trabalho de final de curso (TCC), apresentado – em 1996 – na graduação em Arquitetura e Urbanismo daquela universidade: ‘Revitalização urbanística do Parque da Quinta da Boavista, São Cristóvão, Rio de Janeiro (RJ), sob a orientação de Paulo Aguiar; para o artigo publicado na revista Contemporânea, da UERJ – em 2005: ‘Os impactos da globalização sobre o meio ambiente: uma introdução à análise da Comunicação Social’; e para o trabalho apresentado à INTERCOM – em 2008 – , em parceria com João Maia: ‘A socialidade nas ruas da favela da Mangueira: cartografia do acaso’. Mostram, todos, um lado muito sensível de Heloiza Reis para questões que, depois, no futuro, iriam aproximá-la mais e mais da natureza, do imaginário e da arte.

Ainda estamos todos impactados e em preces. Foi uma graça para nós deste OCI conhecê-la e ter a sua simpatia. Ouvi-la pregar, sempre convicta, sobre a arquitetura da informação. Muitas saudades. Força aos seus mais próximos, que ficam. Na fé, o conforto da certeza de reencontrá-la em outro plano. Esteja com Deus, Heloiza Reis.

LINKS:

(1) Postagem-homenagem publicada no blog ‘O tempo Não para’ – http://zuzinha123.blogspot.com/2018/08/luto-heloiza-reis-nos-deixa.html
(2) Vídeo-cobertura de evento na UERJ em que Heloiza Reis foi convidada especial – https://www.youtube.com/watch?v=LdJMvEdDNdc