GESTÃO INTELIGENTE - O castelo de areia da comunicação performática. Por Regina Brito.

Na comunicação existem diversas possibilidades sobre como explorar um assunto conforme o viés relevante para aquele momento e uma delas é a comunicação performática, apresentada por muitos políticos no mundo inteiro, artistas de Hollywood, comediantes e influenciadores. O palco, que antes era apenas físico, agora também é digital e cabe na palma da mão.

Quem trabalha com PR sabe que é necessário ter muito cuidado ao escolher uma pessoa influenciadora nas redes sociais para uma campanha de um cliente, pois o discurso performático baseado em bons valores precisa estar alinhado às atitudes diárias, caso contrário a verdade vem à tona, o público não reage bem e o profissional pode perder patrocínios, investimentos, parcerias e a campanha que estava sendo planejada precisa ser repensada, no mínimo. Um exemplo disso é o caso de uma influenciadora que faz campanhas de bem-estar, promovendo uma boa saúde por meio de exercícios físicos e bons hábitos alimentares, porém durante a pandemia, promoveu uma grande festa que causou repercussões negativas para a imagem dela e de todos os que estavam envolvidos.

Esse caso traz a reflexão de que a comunicação precisa ser moralmente condizente com o que está sendo apresentado ao público, cuidando da preservação e manutenção da imagem que profissionais de comunicação sabem fazer. A ética precisa estar presente, principalmente nas ações das marcas, de maneira autêntica e transparente, caso contrário é como um castelo de areia que se dissolve com a chegada de uma onda mais forte que mostra a realidade da qualidade do conteúdo que está sendo exposto ao público.

A identidade das pessoas e organizações está sempre em constante mudança e a comunicação acompanha todas as fases. Quem nunca viu um rebranding do Bradesco ou do Itaú e tantas outras empresas que mudaram a narrativa que utilizavam na comunicação institucional para se adequar às mudanças no comportamento e crenças dos consumidores? É uma prática comum no mercado que permite que novos valores reformulem práticas organizacionais que estão desatualizadas perante o público.

A comunicação é apenas uma ferramenta utilizada pelas empresas e diferentes tipos de sociedades espalhadas pelo planeta, mas que possui importante papel no pertencimento, cultura, forma de cuidado e transformação, transmitida através da linguagem que pode alterar a existência quando combinada com ações efetivas e profissionais de relações públicas – que são os intermediários nessa jornada.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado, trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crises e marketing digital – em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.