Construída ao longo do tempo, a reputação organizacional contribui para avaliar se a empresa segue boas práticas de mercado, ambientais e sociais, servindo como um termômetro para medir os padrões de ações propostas e executadas pela empresa. A reputação contribui para o fortalecimento de valores organizacionais que se refletem não apenas no comportamento do público externo, mas principalmente no do público interno, que está imerso na cultura organizacional.
Os clientes exigem das marcas transparência e respeito para se sentirem confortáveis ao consumir um produto ou serviço com autenticidade, personalização e segurança. E no ambiente interno, como fica?
A chave para construir uma boa reputação e diminuir a possibilidade de crises está na sincronia entre discurso e ação. Se uma empresa comunica a seus stakeholders que é sustentável, por exemplo, o esperado pelo público é que haja atitudes proativas dentro da corporação que combinem com a comunicação externa, o que parece óbvio, mas é difícil de ser executado.
A liderança possui um papel crucial na implementação dessas ações, afinal a construção da reputação corporativa é um investimento que pode gerar economia de milhares ou até milhões de reais e evitar dores de cabeça.
Com o despertar da consciência dos executivos, como vem ocorrendo há vários anos, práticas antigas que demonstram desrespeito estão sendo questionadas constantemente e pressionadas a mudar no ambiente interno e externo das organizações, aprimorando o padrão de ideias das pessoas. Como resultado, ambientes mais acolhedores e colaborativos têm se tornado mais comuns em locais onde anteriormente havia preconceito e intolerância.
Por isso, estimular a transformação da mentalidade negativa em positiva é crucial, respeitando diferenças e criando hábitos que contribuam para o desenvolvimento saudável dos negócios, da carreira e até de nossa vida pessoal.
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Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado, trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crises e marketing digital – em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.