GESTÃO INTELIGENTE - Estratégias de RP para combater 'fake news' e proteger a reputação de marcas. Por Regina Brito.

O debate constante no cenário atual sobre fake news e desinformação com a influência da IA (Inteligência Artificial), é essencial para ajudar a proteger a reputação de pessoas e organizações.

A disseminação de notícias falsas que ocorre pela grande variedade de fontes não oficiais em redes sociais e portais online resulta na dificuldade do público geral em filtrar o que é verdadeiro do que é falso – o que pode prejudicar a reputação de pessoas públicas e organizações.

Um exemplo é quando uma notícia sobre uma empresa importante ter falido sai como click bait no YouTube, blogs, sites, WhatsApp ou redes sociais, e as pessoas assistem, leem e compartilham, sem verificar a veracidade da informação e acabam contribuindo com a propagação da notícia falsa.

Em tais momentos, profissionais de Relações Públicas podem ajudar organizações a passar a mensagem correta com contexto adequado e transparência em canais oficiais na internet, rádio, televisão, podcasts ou meios impressos.

Nas redes sociais essas mensagens podem ser transmitidas por altos executivos da empresa e claro, nas contas da organização em conjunto com planos de comunicação para minimizar uma possível crise de imagem.

Existem elementos que garantem conduta ética na comunicação:

Transparência: a transmissão de mensagens-chave sucintas, combinadas com respeito, honestidade e disposição da empresa em não omitir os fatos relevantes sobre crises, reforça a reputação da mesma perante seus stakeholders.

Públicos-alvo: conhecimento e consideração pelos públicos aos quais uma mensagem será passada é essencial no momento de pensar o conteúdo; relações-públicas precisam analisar de que maneira estratégica passar informações, com clareza e relevância a fim de evitar mal entendidos. Um exemplo disso é a inclusão de legendas, linguagem de libras e instrumentos para acessibilidade de deficientes físicos.

Respeito: os públicos-alvo podem ser diversificados e isso deve ser levado em consideração ao criar-se uma campanha, ações com a imprensa, eventos, media training, entre outros trabalhos
que envolvem RP. As pessoas se engajam com um pronunciamento de empresa quando sentem que suas identidades, ideias, opiniões e experiências de vida são reconhecidas e valorizadas.

Reputação positiva traz lucro. A confiança dos stakeholders precisa ser conquistada e mantida. Para isso é essencial trabalhar na manutenção das relações de forma ética por meio de uma comunicação aberta.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado, trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crises e marketing digital – em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.