GESTÃO INTELIGENTE - Construindo pontes entre relações-públicas e jornalistas. Por Regina Brito.

Dizem por aí que a relação entre relações-públicas e jornalistas sempre foi delicada, mas com o passar do tempo vejo o relacionamento ser cada vez mais respeitoso, ético e transparente devido às interações essenciais que existem entre ambos.

A ética profissional como base para um relacionamento de sucesso com certeza contribui para que relações-públicas que trabalham com a imprensa sejam percebidos como uma fonte confiável para os jornalistas, mas como melhorar isso na prática?

A arte do pitching

Podemos construir estratégias eficazes para atrair a atenção dos jornalistas e garantir cobertura midiática sobre a pauta proposta utilizando as principais informações em um resumo interessante segundo a editoria que esse profissional cobre no jornal, revista, TV, rádio ou na web.

Colaboração em projetos de conteúdo

Em diversas ocasiões, surgem demandas da imprensa sobre um determinado assunto envolvendo um cliente que a assessoria atende, oferecendo a oportunidade de se trabalhar em conjunto a pauta sugerida para uma reportagem, por exemplo. É claro que isso não é possível sem a construção de um relacionamento benéfico tanto para a assessoria quanto para os jornalistas, resultando em ótimos resultados para os clientes.

Muitas vezes, as narrativas utilizadas estão atreladas à identidade de uma marca e seus valores, o que acaba refletindo nos projetos, posicionamentos e matérias e isso ajuda a gerar pautas orgânicas reativas, caso sejam autênticos e verídicos.

Desafios da comunicação em tempos de crise

Em uma crise de imagem pública, a verificação dos fatos e o contato com os jornalistas para descobrir as origens e características da notícia negativa ajuda a identificar se deveria ser retirada do ar antes que os danos se avolumem. A comunicação clara entre assessoria e o cliente ajuda a diminuir tais danos, assim como o acompanhamento e o contato constante com os jornalistas encarregados da cobertura pela mídia.

A influência das fake news

Em geral, os jornalistas verificam a veracidade da notícia e a fonte, mas, em alguns casos, a notícia publicada em um portal pequeno pode ser uma notícia falsa que prejudique a imagem do cliente no mercado e, consequentemente, a do jornalista que a divulgou entre seus colegas de profissão e assessorias de imprensa. É preciso ter cautela ao publicar algo e verificar com a fonte oficial.

Regina Brito é graduada em Relações Públicas pela Faculdade Paulista de Comunicação (FPAC) do Grupo Campos Salles, possui mais de 5 anos de experiência em atendimento de clientes na comunicação 360 graus durante a faculdade e no mercado, trabalhando com eventos corporativos, comunicação interna, gestão de crises e marketing digital – em organizações como Clarion Events e Centro Cultural São Paulo.