Gestão da comunicação com uso de metodologias ágeis. Por Thais Rondam.

Olá, tudo bem?

Você é daqueles que fazem listas para tudo?

Lista de supermercado, contas para pagar, gastos diários; pois então, eu sempre fiz as minhas. Meu problema é que perdia as anotações e não controlava o que tinha comprado. Nunca fui muito disciplinada para fazer anotações em um mesmo lugar até porque as listas tinham com objetivos diferentes.

Qual a relação disso com a metodologia ágil? Toda.

O método Kanban foi criado pela Toyota na década de 1940, justamente para acompanhar os projetos, os fluxos de trabalho e minimizar o desperdício da montadora. Seu modo de ação é fácil e intuitivo. Usa-se um quadro – pode ser branco, desenhado ou digital – com as seguintes colunas: para executar; em andamento e finalizado.

Um dos ganhos do quadro é a facilidade de visualizar o fluxo de trabalho através de cartões coloridos, como os post-its, identificando as diversas atividades. Em cada cartão escreve-se resumidamente o que se deve fazer, o responsável e o prazo.

O cartão colorido pode ter vários formatos e deve ser categorizado por atividades ou departamentos. Exemplo: cor amarela para tarefa, vermelha para defeito, e assim por diante. O uso de post-its nos ajuda a pensar fora da caixa e solucionar problemas de forma ágil.

Outra vantagem é identificamos os gargalos nas tarefas que tomam mais tempo e podem impedir a conclusão de um projeto. Uma tarefa só inicia após a conclusão de outra.

No Kanban seu objetivo é auxiliar as equipes de trabalho a terem clareza e colaboração nas atividades. Esse método é muito usado em conjunto com o Scrum (*). Porém, um não depende do outro. O importante é ser acessível para toda equipe.

Que tal iniciar um quadro com Kanban hoje? Crie com suas metas. Depois nos conte como foi.

(*) Scrum é uma estrutura de processo ágil para gerenciar trabalhos complexos de conhecimento, com ênfase inicial no desenvolvimento de software, embora tenha sido usada em outros campos e esteja sendo explorada para outros trabalhos complexos, pesquisas e tecnologias avançadas.

Thais Rondam é mestranda em Direção Estratégica de Tecnologia de Informação pela UNEATLANTICO (Universidad Europea del Atlántico) e UNINI Porto Rico (Universidad Internacional Iberoamericana). É analista de sistemas com MBA em Gestão de T. I., Gestão Empresarial, Scrum Master, especialista em Governança de T. I. atuando há mais de 20 anos em Tecnologia da Informação.