A atleta polonesa lançadora de dardo, Maria Andrejczyk, leiloou sua medalha de prata conquistada das Olimpíadas de Tóquio 2020 para financiar uma cirurgia cardíaca urgente para um neném de oito meses.
Andrejczyk explicou que a bebê Miloszek precisava de 1,5 milhão de zlotys (US$ 383,000.00, cerca de R$ 2 milhões) para a cirurgia emergencial. Com metade do dinheiro já arrecadado, ela disse que queria arrecadar fundos para a outra metade.
Depois de iniciar o leilão por 200.000 zlotys (US$ 51,000.00 ou R$ 275.400,00), a rede de conveniência, também de origem polonesa, Zabka, venceu o leilão.
“É com o maior prazer que dou a você, Zabka, minha medalha que para mim é um símbolo de luta, fé e busca de sonhos apesar dos tantos desafios”, escreveu emocionada a atleta. “Espero que seja um símbolo da vida pela qual lutamos juntos”, finalizou seu pensamento Andrejczyk. Ela mesma, em 2018, superou um câncer ósseo, já depois de ter participado nos Jogos do Rio de Janeiro, onde terminou no quarto lugar, e decidiu sempre que possível ajudar pessoas em dificuldades no combate a doenças.
O dinheiro arrecadado permitiu que Miloszek fizesse a cirurgia necessária no Centro Médico da Universidade de Stanford.
Após o sucesso da cirurgia, a rede de supermercados devolveu a medalha a Maria. “Ficámos comovidos com o gesto extremamente nobre e decidimos dar-lhe a medalha de volta, por mostrar a grande campeã que é”, explicou a empresa.
Essa história não é uma ficção, é algo muito real, humano. Ela não é atual, data de 2021, mas tem total aderência com uma notícia recentemente divulgada. Trata-se de estudo publicado na revista científica British Journal of Social Psychology o qual comprovou que a gentileza é elemento atrativo e revelou ser uma característica sedutora, também chamada de pró-socialidade.
A pesquisa foi realizada tendo como escopo pessoas – uma série de experimentos com 4.192 participantes e, ao final, concluíu que praticar atos de gentileza e ajudar os outros pode levar a avaliações mais favoráveis e, assim aumentar a atratividade por conexão com o outro.
“A atração envolve muito mais do que só o visual, tem a ver com como a pessoa se comporta e se relaciona. Alguém que é gentil, sabe ouvir e se comunica bem acaba sendo mais interessante porque faz os outros se sentirem à vontade e valorizados. No final das contas, a beleza física pode até chamar a atenção de imediato, mas são essas qualidades emocionais e de personalidade que criam uma conexão mais forte e duradoura, tornando tudo mais leve, que é o que mais conta em uma relação”, concluiu Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos.
Como as empresas são feitas por pessoas, podemos criar uma analogia e perceber que a gentileza corporativa, envolta na responsabilidade social externada em projetos e causas públicas tem um poder inigualável de fomentar atratividade para seus negócios e gerar vínculos mercadológicos, muito além de sua lucratividade.
O mundo está ficando mais árido, em todos os sentidos, e infelizmente, a esfera emocional está sendo duramente atingida. Esse fato está nos deixando cada vez mais doentes, menos saudáveis. Estamos precisando cada vez mais de referências como a da atleta Maria e da empresa Zabka.
Não podemos jamais deixar que a inteligência humana, composta pelo seu lado racional e emocional, seja superada pela frieza de uma inteligência artificial. Essa é uma ferramenta, não é o coração da humanidade. O coração humano é um órgão vital que está dentro de cada um de nós e, em uma organização, ele pulsa na colaboração de seus funcionários, dirigindo toda sua energia para estimular outros tantos corações de clientes, consumidores e formadores de opinião.
Gentilezas gera gentileza, já nos ensinou o profeta. E esse texto tem como propósito ratificar tal afirmação e demonstrar que trabalhar com afinco, legitimidade e autenticidade com pautas sociais só engrandece e reforça o valor reputacional das organizações.
Que a gentileza corporativa seja reflexo da gentileza de cada um de nós!
–
Andrea Nakane é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas. Possui especialização em Marketing (ESPM-Rio), em Educação do Ensino Superior (Universidade Anhembi-Morumbi), em Administração e Organização de Eventos (Senac-SP), e Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). É mestre Hospitalidade pela Universidade Anhembi-Morumbi e doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, com tese focada no ambiente dos eventos de entretenimento ao vivo, construção e gestão de marcas. Registro profissional 3260 / Conrerp2 – São Paulo e Paraná.