FORA DA CAIXOLA - Telefone sem fio.

Gostaria de saber o motivo pelo qual se demorou tanto para haver um controle das intermináveis e incontáveis ligações de telemarketing com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

Enfim, agora, é possível se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br e, com isso, bloquear esses tipo de incômodo.

Que fique explícito que ainda não estamos livres das perturbadoras ligações, pois pesquisas e vendas de outros produtos continuam sem controle. Segundo estudos de mercado indicam que o que já foi coibido representa um terço das ligações de telemarketing indesejadas.

Quem se incomoda com tantas ligações já deve estar cadastrado na lista do Procon, que apesar de atuar na esfera estadual, abrange ligações de todos os tipos. O volume de queixas mensais na Anatel, até maio de 2019, foi de 2,8 mil. Isto parece até uma corrida de obstáculos. Pulamos um, aparece outro…

Fico pensando se não há outra forma mais moderna e menos enfadonha de promover uma venda por telefone. Ouso pensar em receber um SMS antes da ligação, expondo que a empresa tem algo bom para me oferecer e em que horário eu poderia receber uma ligação a respeito. Penso que inovar no script seria interessante, pois instigaria a curiosidade e haveria uma naturalidade na conversa, algo pouco comum nessa área.

Sei que a intolerância acaba sendo enorme quando vemos que não se trata de uma ligação ‘normal’, de um familiar ou amigo. Eu mesma, já fui acordada em pleno domingo, antes das nove horas da manhã, com ‘uma proposta imperdível’ para trocar de operadora de telefonia. Haja paciência!

Para quem está de olho na nova regra, fica o aviso: se apesar da inclusão do seu número de telefone na lista da Anatel a pessoa continuar a receber ofertas de bens e serviços de telecomunicações, ela pode acionar o número 1331 e reclamar. As sanções variam, mas podem chegar a uma multa de até R$ 50 milhões.

Enfim, o telefone deve ficar ocupado para os chatos profissionais.

Carla Brandão é jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora, e criadora do Podcast ‘Na trilha da Coragem’.