FORA DA CAIXOLA - O que te incomoda é parecer incapaz.

Ouvi isso de uma sábia senhora essa semana e parece que resume absolutamente muitas questões. As pessoas querem se sentir capazes e, muitas vezes, não sabem como fazer para ter o reconhecimento devido.

Para alcançarem a atenção alheia, entram no complexo labirinto chamado mente, um lugar que recebe estímulos e reage exatamente conforme o comando dado. Reage ao medo, com mais medo. Promove a felicidade com mais sensações felizes… E por aí vai.

Nesse labirinto, se a pessoa não tem o controle das emoções, começa a criar subterfúgios elaborados para evitar o sofrimento e aí começam os problemas. Afinal, incomoda parecer incapaz.

Um escritor americano chamado Napoleon Hill, que estudou a área de realização pessoal, dizia que ‘o que a mente do homem pode conceber e acreditar, pode ser alcançado’. Só para se ter uma ideia, ele foi assessor de Woodrow Wilson e Franklin Delano Roosevelt, presidentes dos Estados Unidos. Ele também afirmava que ‘somos o que pensamos que somos’.

Finalmente, o alívio. Pois a lição desse estudioso do assunto promove a libertação de amarras que, muitas vezes, acompanham uma pessoa desde a infância. Não devemos nos preocupar com a opinião alheia e o parecer é algo que criamos em nossas mentes. Portanto, se é para parecer algo, que possamos nos treinar para parecermos capazes, realizados, prósperos e felizes.

Aposto que, nesse momento, sua testa franziu e veio um grande ponto de interrogação na sua mente. Ao invés de mandar essa leitura para o arquivo ou para a lixeira, promova uma faxina no HD e clique em buscas diferentes. Olhe suas expectativas com olhar ativo e esqueça a passividade do simples julgamento.

A leitura é uma ótima ferramenta para mostrar novos escudos psicológicos, instrumentos que explicam como passamos a ter atitudes que não correspondem ao natural. Também o mesmo escritor sentencia: ‘não serão os fortes e nem os espertos que conseguirão a vitória’. Essa é uma certeza apenas para quem acredita nessa possibilidade de forma plena.

Carla Brandão é jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora, e criadora do Podcast ‘Na trilha da Coragem’.