FORA DA CAIXOLA - Complete as frases.

Toda vez que eu desisto de checar informações que chegam no meu WhatsApp e repasso para outras pessoas eu…

Toda vez em que eu tento convencer alguém de minhas opiniões sem argumento eu…

Pois é, esta a grande questão para tais afirmações:

Explique o motivo de tantas informações circularem sem serem checadas. Essas se tornam verdade e contaminam a vida, causando um desgaste desnecessário.

Levanta o braço quem está refletindo sobre a situação do nosso país com a mente aberta, lendo e buscando informações de fontes diferentes para formar a própria opinião. Admiro quem conversa de forma tranquila sobre o que pensa, recheado de fatos, argumentos e reflexões. Estamos vivendo tempos de globalização e quem não se informa vira papagaio de frases prontas.

Quero contagiar o leitor desse artigo a checar tudo o que chega como verdade pelo whatsApp e também a ampliar a fonte de busca de informações sobre tudo: parto cesariana versus parto normal, novos golpes na praça, política, dietas da moda versus saúde… e por aí vai…

Hoje, li algo que me inspirou enquanto estava redigindo esse texto. Paulo Coelho publicou no Instagram dele a seguinte frase: ‘O mundo é mudado pelo seu exemplo e não por sua opinião’. Portanto, além de nos informar, ter um entendimento sobre a realidade e buscar a empatia como ferramenta, todos temos a responsabilidade sobre o que fazemos.

Eu acredito nessa fórmula como solução para este momento em que parecemos estar em uma grande mesa redonda sobre futebol. Todos dão palpite sobre o jogo, sabem qual é a solução para todos os problemas, mas não entram em campo para atuar como protagonistas das mudanças esperadas.

Carla Brandão é jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora, e criadora do Podcast ‘Na trilha da Coragem’.