FORA DA CAIXOLA - Basta uma palavra.

Você já pensou que uma palavra errada pode mudar o destino de uma nação, de uma família, de um irmão? Sim, não dá para para falar tudo o que pensamos e nos vem à cabeça. E o motivo é simples; uma palavra com sentimento emplaca força e verdade, e isso impacta no ouvinte. Depois, para reverter, fica mais difícil. Por isso, fiz desse tema um dos capítulos do meu livro, o #DoeCoragem – Manual Divertido de Viver o Agora.

Eu costumo dizer que não há prerrogativas ou justificativas para pessoas dizerem o que querem, visto que antes é preciso utilizar uma ferramenta que merece cada vez mais atenção, a empatia. Esse recurso favorece o diálogo, pois o interlocutor se coloca no lugar do ouvinte e verbaliza de forma que possa ser entendido verdadeiramente.

Faça a experiência de se comunicar de maneira empática. Faça isso sistematicamente e conseguirá promover a solução de muitas questões práticas. Confesso; vejo o quanto muitas pessoas acabam despejando opiniões e posições próprias sobre algo e não sabem que exemplos expressam mais que meras palavras. Basta uma palavra para que uma relação mude, um sentimento fique avariado e um país entre em guerra. Basta uma outra palavra para que as coisas possam ser superadas, o difícil é a pessoa ter consciência de que passou do limite. Na dúvida, a receita é se colocar no lugar do outro.

Inspirada por esse tema, anos atrás, escrevi o texto do livro, que virou o episódio que sai amanhã no meu podcast ‘Na Trilha da Coragem’. Gravei com a participação do meu filho, pessoa que me ensina muito sobre comunicação. Se ele não entende, verbaliza isso. Se eu passo do ponto, ele me alerta. Se eu não percebo algo em nossa comunicação, temos o compromisso de expressar. Comunicar bem depende da prática de falar com empatia e saber ouvir com atenção.

Carla Brandão é jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora, e criadora do Podcast ‘Na trilha da Coragem’.