FORA DA CAIXOLA - Aposta feita.

Quem aqui tem bola de cristal para imaginar qual a melhor escolha a se fazer diante de duas possibilidades? O futuro, considerado o tempo que se segue ao presente, é algo que podemos planejar, mas jamais controlar.

Diante disso, a melhor coisa a se fazer é se programar. Por isso, procuramos estudar ou dar condições de aprimoramento para os filhos. Também por esse motivo, devemos nos preocupar com o nosso bem-estar, fazer exercícios e escolher nossos alimentos desde cedo. Além disso, todos sabemos que o preparo vem da técnica e repetição de um bom hábito.

Será, portanto, que tudo o que é plantado é colhido? Há chuvas, mudanças climáticas, tormentas. Assim é em todas as áreas e, metaforicamente, conseguimos montar um plano de ação, seguir um mapa, ter uma rota, mas a chegada é construída. O resto é só aposta.

Para que uma promessa não passe de uma aposta é preciso muito mais do que preparação. Uma pessoa que tenha muitos cursos no currículo, necessita de uma boa reputação para fazer história. Um atleta que está prestes a brilhar, depende de controle emocional para não colocar anos de treinos a perder. Um casamento feliz é resultado de muita empatia, amor e amizade para dar certo.

Quem nunca errou em uma aposta? Sim, para o futuro certo, costumo dizer que é preciso muita preparação, consciência do que se quer e foco. Toda vez que o futuro chega e impõe uma disritmia, coloque todas as suas fichas no equilíbrio emocional. A sorte chega para os fortes e os espertos, mas é companheira dos determinados.

Carla Brandão é jornalista, palestrante, life coach certificada, escritora e professora universitária. Estuda e difunde os benefícios da programação neurolinguística, do mindfulness, da meditação e da psicologia positiva há dez anos. Especialista em desenvolvimento humano, com visão prática sobre automotivação, administração do tempo, melhoria contínua e inovação. Autora do livro #DoeCoragem – Manual divertido de viver o agora, e criadora do Podcast ‘Na trilha da Coragem’.