Eu não me perdi. Na verdade, me achei! Por Neusa Medeiros.

Para a alma não envelhecer, e se perder pelo caminho, aprendi a correr mais riscos. Na vida, deixamos de ganhar por medo e não pela tentativa. É aquele se que nos desafia e engessa. Por isso, procuro abraçar a minha coragem, criar uma intimidade tamanha com ela, torcendo para que essa relação seja legítima e recíproca.

O privilégio de viver diferentes décadas nos permite transitar com desenvoltura pelos dias. Não teremos explicação para tudo. Ninguém tem, mas fazemos mais conexões e vamos lidando com as surpresas da vida de forma mais resiliente. Afinal, quando pensamos ter todas as respostas, vem a vida e muda as perguntas. E para a isso não existe defesa.

Tenho buscado ampliar a camaradagem comigo, a ponto de dizer sim ou não sem culpa. É um processo, eu sei, mas me conhecer pelo avesso traduz as palavras que nem foram ditas. É ver no outro o meu reflexo, como num espelho, e ficar surpresa ao constatar alguns detalhes que nem lembrava que tinha. É dizer pouco e o outro entender muito. E isso serve para todos os tipos de relações, profissionais ou afetivas.

Vivemos as batalhas, ganhando ou perdendo, tendo o tempo como aliado. Afinal, quem já fomos, quem somos e quem decidimos ser no futuro são três versões diferentes, mesmo mantendo a essência. Então, se for preciso fazer ajustes, faça. Comece de novo, contando mais com você do que com os outros. Ninguém está vivendo o seu processo. A vida é feita de recomeços, alguns leves, outros dolorosos, mas sempre necessários.

Reavalie os motivos que resultaram no erro de percurso. Analise as atitudes, reforce as boas escolhas. Agradeça pelo vento no rosto, pelo frio na barriga, por todas as emoções sentidas e siga na sua trajetória agregando valor e estendendo a mão. Alguns vão só se beneficiar, outros irão somar.

Não lastime além da conta. Perdoar é a capacidade de ir ao passado e voltar ileso. Relaxe, que o tempo é especialista em reviravoltas e logo tudo poderá ficar nítido. Seguir em frente não é esquecer o que aconteceu, mas aceitar que veio para transformar. Viva com coragem!

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.