Especialista em reviravoltas. Por Neusa Medeiros.

Ele é responsável pela duração dos fatos. Determina os momentos, os períodos, as épocas. Deixa perguntas, mostra respostas, às vezes nos confunde e em outras esclarece. Acima de tudo, traz verdades nem sempre doces, mas, enfim, necessárias. Tem traquejo para desmascarar as aparências, exibir o caráter e intimidar os mais corajosos. Muitas vezes dissolve o desnecessário e potencializa e preserva, quando permitimos, o essencial.

Nos traz o hoje, com respingos do ontem e a indefinição do amanhã. Consegue, sorrateiramente, contribuir para que percamos o encantamento, pois é realista em demasia. Como canta Nana Caymmi, “no fundo é uma eterna criança, que não soube amadurecer”.

Com o transcorrer dos dias, nos apresenta os fatos, inclusive através de sinais nem sempre claros e tangíveis. Mas a certeza que traz é evidente. Apesar de tantas interrogações, nos mostra que nunca é tarde para recomeços.

Ao apresentar algumas perdas necessárias e outros ganhos merecidos, transita na nossa vida como um professor. Atento, instiga o conhecimento, mexendo com as conexões e por vezes apresentando respostas, inclusive, as aparentemente enigmáticas. Também, como uma costureira, conhece onde realizar os possíveis reparos. Sabe das fragilidades, mas, mesmo assim, induz ao livre arbítrio. Ter que escolher por vezes é cruel, pois sem saber os prós e os contras corremos muitos riscos. Então é chegada a hora de acionar o bom-senso, para que amanhã não seja jamais.

Se perguntar que atitude tomar, ele dirá, deixe-me passar. Como não nos cabe controlar o seu fluxo, o jeito é saborear tudo que oferece, pois, decididamente, se perdermos algum capítulo da história sabemos que não teremos como resgatar.

Mas, afinal, quem é este especialista em reviravoltas? É o tempo! Não desperdice. “Nem tudo na vida são flores, mas quando for, regue”.

Neusa Medeiros é jornalista, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Sócia-diretora da empresa Edição 3 – Comunicação Empresarial, com diversificada atuação na área. Atuou, por vários anos, como assessora de imprensa e professora universitária na Unisinos, e como colunista no Jornal VS, do Grupo Editorial Sinos, onde segue como colaboradora.