ESG PARA TODOS - O começo da diversidade e inclusão nas empresas. Por Livia Spiniella.

– Não tenho a diversidade dentro da empresa e nem como começar. Tenho medo de colocar pessoas menos capacitadas, isso é real?

Esse não é um medo só seu, muitos empresários um dia já pensaram assim. Mas vamos para

O começo da diversidade e Inclusão nas empresas…

O mantra “diversidade é chamar para baile e inclusão é tirar para dançar” está sendo muito citado por autores e especialistas da área de D&I.

Hoje já é possível citar especialistas que estudam e analisam mudanças efetivas nas empresas que apostaram em estratégias, ações estruturadas (não pontuais) e que já estão sentindo os benefícios efetivos desse processo.

São diversos pontos que acabam mudando e que sim, dá medo de mexer: um dos que mais importa é a cultura, querer que a diversidade entre. A maioria dos CEOs quer, mas fazer acontecer – não são todas as empresas que conseguem. (Thays Toyofuku).

Outra consideração que já é feita é a Comunicação Inclusiva: trata-se de trazer valor para todas as pessoas (uma das melhores formas de se expressar sem excluir gênero, raça, etnia), não aumentando discriminação, nem outras situações que mexem com respeito, falta de empatia, entre outros problemas que a empresa enfrenta na sua comunicação e esbarra na D&I.

Para entender aqui: tentar falar com os grupos minoritários sem que esses estejam presentes na criação dessa comunicação: como falar com negro sem que ele ajude na campanha? Isso não é possível! É preciso o que já se definiu como lugar de fala, mas isto não quer dizer que só ele (negro, nesse exemplo) pode montar a campanha, o que volta para a diversidade! (Debora Gepp).

Se esses elementos: cultura, estratégia e comunicação já começarem a mudar, e os stakeholders constatarem essas mudanças (mesmo que um processo, e isso sempre será), a empresa irá colher resultados, e esses serão sempre favoráveis, tais como: inovação, manutenção de talentos, boas taxas de condições mentais de seus colaboradores, só para citar as mais óbvias.

Que todas as empresas entendam seu papel social para ajudar na mudança – o que isso tudo traz na sociedade -, e também vejam que não é para “ser boazinha”, é para melhorar em muito sua performance.

Fonte: AMATO, Luciano. “Diversidade e inclusão em suas dimensões”. 2022.

Livia Spiniella, relações-públicas, especialista em sustentabilidade, trabalhou 15 anos em empresas B2B nos setores industrial, civil e de saúde. Em 2019 montou a Mundo Social, consultoria de Comunicação e Sustentabilidade que ajuda a implantar a nova realidade ESG e a divulgá-la para seus públicos.