ENTRE O VISÍVEL E O PÚBLICO - Comunicação acadêmica com sabor de cordel e ritmo de Chico Science. Por Aline Brêtas.

Comunicação acadêmica pode ir muito além dos tradicionais textos rigorosos e apresentações formais. No projeto “Um cordel para Chico Science”, recentemente publicado na GVcasos, meus estudantes do mestrado profissional em Administração Pública inovaram ao inserir o regionalismo e a brasilidade como elementos fundamentais nos casos de ensino produzidos durante as aulas. Esse trabalho acadêmico, construído em conjunto, fortaleceu significativamente a tríade essencial da universidade: pesquisa, docência e extensão.

A ideia de integrar elementos da cultura popular brasileira surgiu naturalmente do envolvimento dos próprios estudantes, que trouxeram para seus casos de ensino narrativas repletas de referências culturais e regionais. Essas experiências dialogaram profundamente com minha trajetória pessoal e profissional, marcada pela vivência no Nordeste brasileiro, onde tive meu primeiro contato com expressões culturais vibrantes como o cordel, que se mostrou uma poderosa ferramenta pedagógica.

Inspirados ainda pela energia inovadora e revolucionária de Chico Science, buscamos transformar as práticas acadêmicas em experiências autênticas e significativas. Foi incrível acompanhar o crescente engajamento dos alunos, que criaram pitches dinâmicos, ao estilo do popular programa “Shark Tank”. Dessa maneira, os estudantes deixaram de ser meros espectadores e se tornaram protagonistas ativos de seu aprendizado.

O regionalismo não foi apenas um detalhe estilístico, mas uma ponte real com a gestão pública brasileira, tornando a comunicação acadêmica mais fluida, acessível e relevante. Esse processo gerou conexões emocionais profundas não só entre os estudantes, mas também com públicos mais amplos, rompendo barreiras convencionais da academia.

Essa experiência reforçou minha crença de que a comunicação acadêmica pode (e deve!) ser criativa, dinâmica e profundamente conectada com a nossa identidade cultural. Seguimos, então, combinando teoria com poesia, realidade com fantasia, sempre ao ritmo único e contagiante da cultura brasileira. Convido você a conhecer mais sobre essa experiência lendo o artigo “Um cordel para Chico Science: projetos de casos de ensino no mestrado profissional”, de minha autoria, publicado na Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração (GVcasos), volume 14, número especial 1, 2024.

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Fonte: DE MENEZES, Aline Brêtas. Um cordel para Chico Science: projetos de casos de ensino no mestrado profissional. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, v. 14, n. especial1, p. a10-a10, 2024.

Aline Brêtas de Menezes é doutora em Administração e mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE). Editora-chefe da Revista Tecnológica de Administração (FGV RETA), sua pesquisa se concentra em geração de valor público, com especial interesse no desempenho de parcerias entre governos e organizações da sociedade civil. Para mais detalhes, vide http://lattes.cnpq.br/1671174414722847