Ensino Híbrido Corporativo como alternativa no pós-pandemia. Por Letícia Araújo.

Ao longo dos últimos meses de 2020 muito se falou sobre o Ensino Híbrido como alternativa para a educação nos próximos anos. E, de fato, este é um caminho que, se bem implementado pelas Instituições de Ensino e docentes, poderá ter efeitos benéficos para a aprendizagem. Ele é a grande aposta para o retorno das aulas presenciais em escolas e universidades.

Apesar de ser uma temática já explorada há tempos por autores da área de educação, somente agora os olhares se voltaram de forma ampla para este modelo de ensino e vale ressaltar, aqui, a importância da capacitação de docentes e do preparo das IES para a implementação do mesmo.

O Ensino Híbrido ou Blended Learning nada mais é do que explorar o que há de melhor no presencial e no online, utilizando-se de metodologias ativas de ensino, como a Sala de Aula Invertida. Para isso, há uma real integração da tecnologia com a educação. O aluno aprende parte por meio do ensino online, seguindo seu tempo e ritmo, e parte no ensino presencial, com com seus colegas e professor em sala de aula.

Apesar de simples na definição, é preciso técnica e planejamento pedagógico conciso para que a sua aplicação na educação aconteça de forma efetiva, seja no ensino infantil, fundamental, médio ou superior.

O mesmo se dá no ambiente corporativo. E, assim como um grande contingente de docentes não conhecia sequer o significado deste termo antes da pandemia, o mesmo acontece com os profissionais de treinamentos, acostumados às ações presenciais, com jogos empresariais e dinâmicas em grupos.

Já foi enorme o desafio de transpor as barreiras do online e facilitar capacitações virtuais utilizando-se de todo o arcabouço técnico para levar os treinamentos presenciais para o ensino remoto. Vimos, inclusive, cursos online surgirem para sanar esta dor dos profissionais de educação corporativa. Outros tantos treinadores conseguiram modelar seus cursos para a Educação à Distância e de fato oferecer um ensino online. Mas, com o retorno gradativo das atividades em todos os setores da economia, um novo desafio surge, seguindo as tendências da educação: o Ensino Híbrido Corporativo. E, mais uma vez, o profissional de educação corporativa que desejar se destacar, precisará se capacitar nesta modalidade de ensino.

É importante lembrarmos que muitas organizações decidiram por manter seus colaboradores em home office, mesmo com o retorno das atividades presenciais. Algumas outras fecharam seus espaços físicos, mantendo todas as pessoas trabalhando de casa. Com o Ensino Híbrido Corporativo, o facilitador poderá atender àqueles profissionais que estão trabalhando in loco nas empresas e, concomitantemente, àqueles que estão remotos.

Dessa maneira, o Ensino Híbrido é uma grande tendência para a Educação Corporativa. Pode e deve ser explorado em todas as suas potencialidades pelos profissionais da área para oferecer às organizações inovação no ensino e adequação ao cenário atual.

Imagem: Foto de Vlada Karpovich no Pexels.

Letícia Araújo é empreendedora, mentora, consultora de Comunicação Corporativa, Marketing e Soluções Educacionais, professora de pós-graduação e formação tecnológica presencial e EaD, designer instrucional e apaixonada por comunicação, educação e tecnologia. Tem como propósito transformar pessoas por meio de uma educação empoderadora, comunicação eficaz e por soluções educacionais eficientes.