EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Plano de Marketing: aprenda como planejar e ter sucesso. Por Alessandra Assumpção.

O plano de marketing é o guia do seu negócio para você ter cada vez mais clareza do posicionamento e estratégia para se comunicar com sua audiência.

Quer entender mais e aprender como planejar o seu?

O que é o Plano de Marketing?

Este é um documento que precisa conter o planejamento das estratégias de marketing, por mais simples que elas sejam, incluindo objetivos, indicadores, análises e todos os próximos passos para a sua empresa.

Ele detalha as táticas e auxilia em quais são as ações para crescimento do negócio, sempre alinhando todo o planejamento de negócio.

Por que fazer um plano de marketing?

Primeiro de tudo para que as ideias não fiquem soltas e sem planejamento. Com o plano de marketing é possível ter uma orientação clara dos objetivos que serão seguidos, quais os indicadores que mostram saldo positivo ou negativo e estratégias que precisam ser desenvolvidas.

Segundo a Rock Content, com essa organização das estratégias, é possível:

  • Embasar a tomada de decisões a partir de dados, pesquisas e análises;
  • Otimizar os investimentos de marketing para evitar desperdícios e maximizar o retorno;
  • Melhorar a comunicação interna, a motivação dos colaboradores e a integração entre as equipes;
  • Mapear o cenário, identificar as melhores oportunidades e antecipar ameaças;
  • Gerar resultados de curto, médio e longo prazo, que tornam as estratégias mais sustentáveis.

Como desenvolver?

Você precisa entender a relevância do plano de marketing para o seu negócio e quais esforços serão necessários para que ele aconteça. Na sequência, dedique tempo para organizar sua gestão e desenhar as ações que fazem sentido para o negócio e, ainda, faça pesquisa, análises e reflexões para que os resultados possam ser os mais genuínos possíveis.

Você – mais do que ninguém – conhece a realidade da sua empresa, e por isso o plano de marketing precisa estar alinhado com a missão, visão, valores e propósito do negócio para um plano eficiente e de qualidade.

Tipos de Plano de Marketing

Existem tipos de plano de marketing baseados por níveis de gestão. São eles:

– Plano de Marketing Estratégico;
– Plano de Marketing Tático;
– Plano de Marketing Operacional.

O plano de nível tático é no qual entra a comunicação e, nele, há esses objetivos, como exemplo:

. Plano de Marketing Digital;
. Plano de Marketing de Conteúdo;
. Plano de Marketing de Redes Sociais;
. Plano de Marketing de Relacionamento;
. Plano de Marketing Social.

Em empresas grandes, eles são divididos por equipes no marketing. Para empresas menores, eles podem estar unidos e ter as ações de cada um que irá contribuir para o resultado final desejado.

Etapas do Plano de Marketing

Para desenvolver seu plano de marketing você precisa seguir algumas etapas:

1. Diagnóstico da empresa
2. Análise do ambiente de negócios
3. Análise da concorrência
4. Definição de públicos
5. Definição de posicionamento
6. Definição de objetivos
7. Definição de KPIs
8. Definição de estratégias
9. Recursos e orçamento
10. Cronograma e responsáveis

Seguindo esses passos você irá elaborar o plano de marketing com critério e organização. Você deve adaptar a estrutura dele conforme a empresa, para que seja eficiente e tenha clareza de quais resultados deseja.

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/aleassumpcaomkt/.