EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Passo a passo para encontrar o seu cliente ideal. Por Alessandra Assumpção.

Share Button

Persona, para você que não está familiarizada com a palavra, é a representação fictícia do seu cliente ideal, que tem características reais, como uma pessoa com vontades, sonhos, desafios e defeitos.

Você cria histórias pessoais assim como objetivos, hobbies, desafios, motivações e até mesmo preocupações.

Já falei em outro artigo aqui no blog sobre persona, para ler ou rever acesse aqui.

Como definir a sua persona?

Trace um perfil do seu cliente ideal com questões essenciais que trazem clareza para você desenhar a sua persona:

● Quem é o seu potencial cliente? (Características físicas e psicológicas do
responsável pela compra).
● Que tipo de assunto interessa a ele sobre o seu setor?
● Quais são as atividades mais comuns que ele realiza? (Tanto pessoal quanto
profissionalmente).
● Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
● Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
● Quais são os seus objetivos, as suas dificuldades e os seus desafios?
● No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua
solução? E qual o cargo de quem compra?
● Quem influencia suas decisões?

Pense e anote quais são os assuntos que sua persona possa se interessar, quais os desafios que ela enfrenta todos os dias, quais dúvidas aparecem quando ela está nas redes sociais, por exemplo.

Crie a sua persona

Detalhe, o máximo que conseguir, o perfil desse cliente e unifique as informações, elaborando um documento (sim, registre e guarde) sobre a persona:

● Idade;
● Cargo;
● Hábitos;
● Frustrações;
● Desafios;
● Crenças;
Hobbies;
● Estilo de vida;
● Hábitos de compra;
● Quais mídias preferem;
● Quem os influencia;
● Quais tecnologias usa;
● Onde busca informação;
● Critérios de decisão na hora da compra;
● Momento da jornada de compra em que se encontra.

Não se esqueça de dar um nome para a sua persona e uma imagem ou foto de alguém que a represente. Ficará mais fácil criar as estratégias e os conteúdos para ela. Por exemplo: O que a Ana gostaria de ler hoje sobre marketing de conteúdo?

Essa é uma pergunta que faço constantemente quando vou criar conteúdos sobre esse tema na Madame Conteúdo.

Essa é a pessoa ideal para o seu negócio

É importante lembrar que não são só informações, mas sim, uma pessoa! Por isso, liste características como objetivos e dores pessoais e profissionais, além de aspirações, hobbies e até mesmo a comida preferida dela.

A criação de uma persona tem um papel crucial na estratégia de marketing, principalmente o digital. É através dela que conseguimos entender que tipo de conteúdo específico atrai o nosso cliente em potencial.

Se você já criou a sua persona, mas ainda tem dúvidas, refaça o exercício. Se você ainda não a definiu, está atrasada. Pare e faça agora esse trabalho para encontrar o seu cliente ideal e vender para quem realmente quer comprar de você.

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt