EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - Otimize seu conteúdo para ser vista. Por Alessandra Assumpção.

Quando falamos de marketing de conteúdo, não tem como não falar das ferramentas de SEO* que auxiliam na otimização dos textos e também na visibilidade que ganhamos no Google.

A falar de blog é importante ter um planejamento de conteúdo (calendário editorial) e assim definir a frequência de postagens que faça sentido com a sua realidade e com a da persona.

A partir disso quero trazer 5 dicas para otimizar o seu conteúdo com técnica.

Potencialize seu texto para o Google

1 – Título do post

Sempre coloque um título no seu conteúdo. Aproveite e use alguma palavra-chave, elenque na imagem, mas deixe claro sobre o que você está falando no seu texto.

O título deve sempre começar com o que você quer destacar, por exemplo:

Planejamento de pautas e as vantagens para o negócio

E não

Vantagens de fazer um planejamento de pauta para o negócio

Consegue perceber que a palavra-chave neste caso é planejamento de pauta?

2 – Url do post

Se estiver no blog, a url pode ser personalizada de acordo com o tema e com a palavras-chave que você está usando. Isso facilita para que o Google faça o ranqueamento do seu conteúdo para toda vez que alguém pesquisar o tema, ele traga o seu texto para leitura.

3 – Descrição do post

Faça uma breve chamada do seu conteúdo em descrição dentro do blog. Dessa forma, você mais uma vez mostra para o Google o assunto, o que a pessoa vai encontrar no seu texto e assim ele consegue filtrar e entregar para quem realmente precisa do que você está oferecendo.

4 – Subtítulos ou H2

Todo texto para a ferramenta precisa ter subtítulos e ser escrito em blocos. Isso auxilia na leitura e ainda faz com que o SEO do seu conteúdo esteja alinhando com as obrigações do google.

Quanto mais ferramentas do SEO você usar no seu texto e colocar no blog, maiores são as chances de entrega para o público.

Experiência do usuário

Não se esqueça de escrever pensando na experiência do usuário. Como seu artigo vai realmente ajudar em algo a sua persona? O seu título condiz com o seu texto?

Faça conexão do que realmente faz sentido, OK? Nada de encher de coisas que não condizem com o tema e com o seu negócio.

Se quiser ajuda neste processo, conte comigo.

* Search Engine Optimization

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt