Quando falamos de marketing de conteúdo, não tem como não falar das ferramentas de SEO* que auxiliam na otimização dos textos e também na visibilidade que ganhamos no Google.
A falar de blog é importante ter um planejamento de conteúdo (calendário editorial) e assim definir a frequência de postagens que faça sentido com a sua realidade e com a da persona.
A partir disso quero trazer 5 dicas para otimizar o seu conteúdo com técnica.
Potencialize seu texto para o Google
1 – Título do post
Sempre coloque um título no seu conteúdo. Aproveite e use alguma palavra-chave, elenque na imagem, mas deixe claro sobre o que você está falando no seu texto.
O título deve sempre começar com o que você quer destacar, por exemplo:
Planejamento de pautas e as vantagens para o negócio
E não
Vantagens de fazer um planejamento de pauta para o negócio
Consegue perceber que a palavra-chave neste caso é planejamento de pauta?
2 – Url do post
Se estiver no blog, a url pode ser personalizada de acordo com o tema e com a palavras-chave que você está usando. Isso facilita para que o Google faça o ranqueamento do seu conteúdo para toda vez que alguém pesquisar o tema, ele traga o seu texto para leitura.
3 – Descrição do post
Faça uma breve chamada do seu conteúdo em descrição dentro do blog. Dessa forma, você mais uma vez mostra para o Google o assunto, o que a pessoa vai encontrar no seu texto e assim ele consegue filtrar e entregar para quem realmente precisa do que você está oferecendo.
4 – Subtítulos ou H2
Todo texto para a ferramenta precisa ter subtítulos e ser escrito em blocos. Isso auxilia na leitura e ainda faz com que o SEO do seu conteúdo esteja alinhando com as obrigações do google.
Quanto mais ferramentas do SEO você usar no seu texto e colocar no blog, maiores são as chances de entrega para o público.
Experiência do usuário
Não se esqueça de escrever pensando na experiência do usuário. Como seu artigo vai realmente ajudar em algo a sua persona? O seu título condiz com o seu texto?
Faça conexão do que realmente faz sentido, OK? Nada de encher de coisas que não condizem com o tema e com o seu negócio.
Se quiser ajuda neste processo, conte comigo.
* Search Engine Optimization
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Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt