EMPREENDEDORISMO FEMININO E COMUNICAÇÃO - O que é óbvio não atrai audiência. Por Alessandra Assumpção.

Você está sempre vendo mais do mesmo? Essa é uma grande tendência que temos no meio digital; muitas pessoas falando do mesmo assunto.

E falando do que é óbvio, o diálogo fica morno… e não atrai a atenção das pessoas.

Funcionamento do cérebro

Estudando Neuromarketing, com Rejane Toigo e Arthur Paredes, compreendi que o óbvio causa frustração no nosso cérebro. O que é previsível gera um desânimo em quem está do outro lado.

Já no mundo das palavras – como marketing de conteúdo -, não gera engajamento, não atrai audiência, não emociona, não cria conexão… afinal, não serve para nada.

Crie com qualidade

Um conteúdo de qualidade está nas primeiras páginas do Google, está sendo salvo no Instagram, está sendo compartilhado e disseminado para mais e mais pessoas… mas como criar algo que fuja do óbvio?

1 – Conheça o seu público e saiba o que ele quer ouvir;

2 – Use uma linguagem que de fato converse com a sua persona e faça a diferença no dia a dia dela;

3 – Se coloque no lugar do seu público e fuga do comum. Crie conteúdos diferenciados, interativos, diversificados;

4 – Crie uma comunicação aberta. Traga o público para perto e peça opinião. Busque saber o que acontece com ele e o que ele gostaria de ver nos seus canais de comunicação como pessoa e marca;

5 – Invista em formatos diferentes, ou seja, faça textos, vídeos, imagens, dicas, ideias para chamar a atenção e ganhar relevância;

6 – Gamificação. Crie um jogo. Faça seu público receber algo divertido com interatividade, transformando-o em uma maneira única da sua marca comunicar-se;

7 – Seja autêntica e responda para a sua audiência como se realmente estivesse conversando com ela cara a cara. Evite robotizar essa comunicação, isso torna a sua marca fria;

8 – Esteja ligada ao que acontece de novo e também às tendências, trazendo isso para o seu público – colocando o seu ponto de vista.

Se tiver dúvidas, evite assuntos polêmicos, use o bom senso para saber quais posicionamentos você deve adotar abertamente.

Medo da mesmice

Se você não está produzindo com medo de ser óbvia, nada melhor do que fazer o teste.

Ouse na forma de se comunicar e veja como o seu público reage. Evite falar mais do mesmo e fale o que faz sentido com o seu mercado, com a sua marca, com a sua expertise.

No meio digital, fazer testes é a melhor forma de se aproximar da sua persona.

Se quiser mais dicas, deixe aqui no comentário para eu ver como posso te ajudar.

Vamos crescer juntas!

Alessandra Assumpção é founder da Madame Conteúdo, uma empresa de produção de conteúdos, consultoria, mentoria e workshops de marketing de conteúdo para criação de textos criativos, autênticos e persuasivos. Apaixonada pelas palavras, é jornalista e copywriter que está em constante busca de inovação e da utilização das palavras que expressem a melhor comunicação de forma genuína e poderosa. Para saber mais sobre o seu trabalho, acesse: www.madameconteudo.com.br ou @madameconteudo ou  https://www.linkedin.com/in/alessandraassumpcaomkt